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Smart Marketing: Comunicar com os clientes de forma eficiente e simples

Smart Marketing: Comunicar com os clientes de forma eficiente e simples

O marketing é uma das áreas mais relevantes para uma empresa que presta serviços. Chegar aos clientes da forma correta e mais assertiva possível é 90 por cento da receita para o sucesso. Mas, como fazer isto? Mesmo para os que são formados em marketing o recurso a ferramentas de auxílio é crucial. Para realizar a comunicação com os clientes mas também para medir os resultados.

 

Ao longo dos anos, milhares de empresas reuniram bases de dados para as quais enviam regularmente comunicações como newsletters, campanhas, promoções. Com taxas de abertura relativamente baixas e com conversões praticamente inexistentes. E, feitas as contas, o esforço colocado em todo o processo acaba por ser mais um fator de desmotivação. Principalmente para as empresas mais pequenas onde não existe um departamento de marketing focado apenas nestas operações nem conhecimentos que permitam apostar numa estratégia de marketing mais "agressiva".

 

No entanto, a tecnologia tem vindo a oferecer ferramentas que permitem, de forma muito simples, gerir todo este processo com resultados mais eficazes e com relatórios ao minuto, sem ser necessário perder demasiado tempo. Existem sistemas para envio de newsletters, alguns serviços para enviar SMS mas o ideal será possuir, de forma simples e com custos reduzidos, uma plataforma para desenvolver estratégias integradas com possibilidade de monitorização dos resultados.

 

Por isso, e sendo uma empresa pequena (micro ou SoHo), sem departamentos de Tecnologias de Informação, a aposta deve sempre recair em plataformas que já garantam esta componente de cumprimento com o RGPD. 

 

Com o recurso a um pacote de Smart Marketing uma empresa pode relacionar-se com os clientes através de campanhas eficazes e rentáveis, com comunicações feitas à medida. Os resultados mais visíveis serão a angariação e fidelização de clientes e o consequente incremento nas vendas.

 

Alguns dados de casos de sucesso apontam para crescimentos na ordem dos 80 por cento no que respeita a tráfego oriundo das redes sociais e um crescimento exponencial ao nível das taxas de abertura e conversões com origem nas comunicações efetuadas com os clientes. O simples facto de possuir uma ferramenta que permite montar toda a estratégia é um passo gigantesco na obtenção de melhores resultados.

 

Depois, existem as vantagens de possuir já modelos definidos e que podem ser adaptados de forma simples às necessidades de cada empresa.

 

Além disso, vale sempre a pena recordar, é preciso ter em conta o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados que entrou em vigor há uns meses e que obriga as empresas a cumprir regras apertadas no que respeita aos dados dos clientes. E para quem não é especialista nesta matéria, mais vale garantir um serviço que inclua já estas regras e proteções bem estruturadas para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

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