Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

Como será a tecnologia nos próximos anos?

Como será a tecnologia nos próximos anos?

A tecnologia é uma abordagem incontornável para as empresas que pretendem manter-se na linha da frente na sua área de negócios. Mesmo as empresas mais pequenas precisam de estar atualizadas para se manter competitivas, mas como podem as empresas, os gestores, estar a par de tudo o que é tecnologia?

 

AI, bots, RA, RV, IoT, low power wide, e a lista continua. Como pode alguém, cuja área de negócio é outra, estar atualizado ao nível tecnológico perante a velocidade alucinante a que surgem inovações? Como em muitas outras áreas, há mais perguntas do que respostas. Ou, dito de outra forma, não existe uma resposta única ou simples para as dúvidas que se colocam aos gestores de empresas.

 

Basta uma passagem pela Web Summit onde foram apresentadas milhares de soluções, ideias, conceitos, sensores, aplicações, muitas já a funcionar em fase de teste, para perceber que o futuro é um mundo por descobrir. Já para não falar de todas as tendências apresentadas pelos oradores do evento. Em cima disto, existe ainda a revolução que irá surgir logo que a computação quântica der o salto que a tecnologia tanto espera.

 

Por isso, responder à pergunta "como será a tecnologia em 2020, ou 2021?", não passa de um exercício de adivinhação. Podem ser identificadas tendências, e haverá áreas incontornáveis, mas a própria computação quântica poderá alterar tudo de um dia para o outro.

 

Ao olhar para tudo isto há muitas incertezas, respostas diferentes até para empresas a atuar na mesma área de negócio, mas há uma coisa que é comum: todos sabem que é crucial manter a empresa atualizada e, acima de tudo, adaptada às novas tecnologias de forma equilibrada.

 

Não vale a pena, por exemplo, uma empresa pensar em ter um chat bot quando o seu negócio depende pouco deste tipo de interações. Mas, se o negócio depende de uma frota de veículos, possuir uma ferramenta de gestão de frota, pode significar uma poupança substancial nas despesas de manutenção com os benefícios que isso traz ao nível da competitividade no mercado.

 

Ou seja, havendo tantas perguntas e múltiplas respostas, aquela a que deve sempre responder será, como pode determinada tecnologia adaptar-se ao meu negócio? A resposta pode ser simples, mas nunca será demais contar com o apoio de um especialista que possa dar outra visão. Muitas vezes, com pequenas adaptações, determinado sensor, criado originalmente para determinada função, pode facilmente adaptar-se às necessidades.

 

É este o grande desafio da tecnologia e uma das razões para estar em constante mudança. À medida que se vai usando, surgem aplicações que levam à descoberta de novos caminhos.

 

Evoluir de forma equilibrada

Não precisa de ficar assustado porque não consegue ver no horizonte temporal a aplicabilidade das tecnologias mais recentes no seu negócio. A tecnologia vive de tendências e muitas vezes, mesmo quando ela já se tornou real e palpável, demora o seu tempo até ter aplicabilidade ao mundo humano. Basta olhar para o caso das viaturas autónomas. Já existem, são uma realidade, mas ainda vai levar alguns anos até que se possa fazer uma viagem de carro de Lisboa ao Porto sem tocar no volante.

 

No entanto, esta tecnologia pode ser aplicada em situações industriais, em ambientes controlados onde há mais benefícios do que riscos para humanos. Uma máquina pode organizar todos os produtos de um armazém, por exemplo, de forma eficiente e sem colocar em risco pessoas e bens.

 

O caso da Amazon é, actualmente, o expoente máximo desta aplicação à realidade com as encomendas a serem processadas por robots, máquinas inteligentes que preparam as encomendas e as colocam disponíveis para entrega em tempo record. E, mantendo o exemplo da gigante norte-americana, já existem testes para realizar as entregas com recurso a drones.

 

O futuro é um desafio para todos e havendo áreas onde é preciso intervir, em defesa dos humanos, há outras onde a tecnologia tem vantagens significativas e permite abrir espaço para que os humanos se mantenham mais seguros e, por outro lado, com mais tempo para outras actividades. Esta é uma das razões para que se diga que, no futuro, as crianças de hoje irão desempenhar funções que ainda não foram inventadas.

 

E, há quem defenda mesmo que as máquinas devem pagar imposto pelo seu trabalho. Visto como uma solução para equilibrar as contas da Segurança Social que encara o envelhecimento da população.

 

Até lá, existem muitas tecnologias que podem ajudar nos negócios, a nível pessoal e até de sociedade, permitindo que todos façam uma adaptação equilibrada e segura, rumo ao futuro que se aproxima.

Artigos Relacionados

  • Iremos ser entrevistados por robôs?

    Nos Estados Unidos a taxa de adoção da IA nas organizações atinge já os 6%.Saiba mais

  • Assistentes virtuais, Inteligência Artificial e telepatia

    O cinema tem sido uma espécie de oráculo no que respeita às novas tecnologias.Saiba mais

  • WP: Quando os dados valem mais do que o ouro

    Faça o download do White Paper da PT Empresas e fique a saber porque é importante manter os seus dados em segurança.Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • Iot Place

    IOT PLACE

    Para criar e gerir as suas soluções IoT com simplicidade e rapidez, de forma segura e escalável.​​Saiba mais

  • Eficiência Energética

    EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

    Otimize o consumo de energia da sua empresa.Saiba mais

  • Gestão de Frotas

    GESTÃO DE FROTAS

    Máxima eficácia na condução da sua frota e do seu negócio.Saiba mais

 

Pesquisar

 

Newsletter