Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

Uma solução na Cloud é boa para o meu negócio?

Uma solução na Cloud é boa para o meu negócio?

 

Provavelmente já ouviu falar muitas vezes das vantagens de soluções na Cloud, mas será que esses benefícios se aplicam de forma direta ao seu negócio? A pergunta pode parecer simples, mas a resposta é ainda mais direta: Sim.
 

Há poucas fórmulas que se podem aplicar de forma imediata a qualquer negócio ou sector de atividade, produzindo resultados instantâneos, mas a implementação de soluções tecnológicas é uma das que consegue um efeito rápido na eficiência e produtividade, acompanhada de alguma mudança de processos dentro das empresas. E há muitas experiências de sucesso neste domínio que se estendem a todos os sectores.

 

Embora as necessidades de um negócio de restauração ou uma loja de comércio local sejam bastante diferentes de uma empresa de serviços ou de um produtor industrial, mesmo que de dimensões e número de funcionários semelhantes, há muitos fatores comuns entre as empresas.

Nas soluções de cloud, a utilização do serviço pode ser ajustada em qualquer altura.

Os empresários precisam de se concentrar no seu negócio principal, fazendo com que todas as equipas e os processos que sustentam a empresa funcionem de uma forma eficiente, e sem dar problemas, mantendo os custos controlados. Estas são certamente também as suas prioridades  e é nestes dois pontos que as soluções de Cloud Computing trazem vantagens evidentes que se aplicam quase de forma “mágica”.

 

Sem necessidade de fazer investimentos de grande dimensão em equipamentos informáticos e software, nem constituir equipas de TI de grande dimensão, as empresas podem ter acesso quase imediato a soluções de suporte ao negócio, como a criação de um site na Web, aplicações de faturação, gestão de clientes e ferramentas de colaboração para manter as equipas sempre em contacto.


Não é necessário ser especialista em tecnologia, nem ter um departamento de TI de grande dimensão, porque as soluções estão pré-configuradas e têm suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, estando sempre atualizadas e seguindo as melhores práticas de segurança, disponibilidade e desempenho do mercado.


À eliminação quase total do custo de investimento inicial junta-se ainda outra vantagem: a flexibilidade. Nas soluções de cloud a utilização do serviço pode ser ajustada em qualquer altura, e por isso se a sua empresa crescer é muito fácil aumentar os acessos, e o mesmo acontece quando é necessário reduzir as equipas devido a flutuações do mercado.

 

Pode parecer demasiado simples, mas a verdade é que não há truques escondidos. A flexibilidade, segurança, acesso a ferramentas sempre atualizadas e redução de custos são as vantagens mais fáceis de identificar e que se aplicam de forma imediata a qualquer empresa que decida adotar soluções na Cloud. E mesmo as que já tinham investido em soluções tecnológicas com servidores e software instalado localmente acabam, a médio prazo, por sentir estes benefícios. Mas há outros que são mais específicos, e que não têm o mesmo “cabimento” em todos os modelos e dimensões de empresas.


Nem todos os negócios precisam de acesso a storage de alta disponibilidade e grande dimensão, ou de servidores privados, mas por isso mesmo é que as soluções de cloud são modulares, podendo ser adaptadas às necessidades específicas de cada empresa e contratadas de forma flexível, sempre com o apoio de técnicos e comerciais que podem ajudar a identificar a cada momento o modelo que faz mas sentido ao negócio de cada empresa.