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Ter um negócio grande, mesmo que seja uma pequena empresa

Ter um negócio grande, mesmo que seja uma pequena empresa

As empresas continuam a olhar para o futuro focadas na digitalização mas, na maioria, sem saber exatamente como realizar esta caminhada digital. Os estudos e notícias sobre novas tecnologias, realidade aumentada, realidade virtual, condução autónoma, revelam as tendências mas, ao mesmo tempo, podem assustar uma grande parte dos empresários.

 

 

Afinal, tudo aponta para uma realidade muito próxima da ficção científica, e cara. Como é óbvio, há tendências que exigem maior nível de investimento mas, para conseguir manter o negócio na linha da frente, é crucial que os gestores percebam que não precisam de construir uma nave intergaláctica.

 

Reforçar, manter atualizada ou iniciar a presença na Internet é um trunfo que, nesta fase, e ao longo de 2017 vai ajudar os negócios a crescer. Cada vez mais, os consumidores realizam as suas compras online e a maior ameaça, nos mais diversos sectores, são os concorrentes internacionais que, graças à rapidez e qualidade do serviço de entrega (associado ao custo mais baixo dos produtos), conseguem uma penetração expressiva no mercado português.

 

Por isso, de forma a competir neste mundo cada vez mais global, as empresas portuguesas precisam de dar prioridade à sua presença digital. Afinal, atualmente, este é o primeiro ponto de contacto de um cliente com a empresa.

 

Se uma empresa ainda não tem um site, uma página web, este é o momento de o fazer. O processo é simples e instantâneo e com custos relativamente baixos. Mesmo as empresas mais pequenas, sem departamento de Tecnologias de Informação, sem recursos especialistas nesta matéria, podem, de forma simples, colocar um site no ar. Sem grande esforço e, desde que seja feito com uma empresa de confiança, nomeadamente ao nível do alojamento, sem problemas no que respeita a segurança.

 

10 Passos para a presença digital

Há cerca de uma década, quando alguém queria lançar um site, precisava de passar por um processo longo e por vezes penoso. Criar um site tinha custos elevados e, muitas vezes, para conseguir poupar algumas dezenas de euros, brechas graves ao nível da segurança e usabilidade. Para aqueles que tentaram acompanhar a rápida evolução, com o crescimento do mobile, ainda houve investimento extra para lançar as versões mobile.

 

Por isso, ainda hoje é possível encontrar sites que, quando são acedidos através do smartphone, lançam a pergunta: "Quer aceder à versão optimizada para mobile?" 

Atualmente, qualquer pessoa pode colocar no ar um site apenas com a ajuda especializada da empresa que fornece o serviço de alojamento.

Regra geral, isto acontece porque estes sites estão desenvolvidos com código antigo, logo, mais susceptíveis a conter brechas na segurança. Além disso, para os utilizadores, os clientes que visitam, que acompanharam a evolução, é mais um motivo para "fugir" do site.

 

Muitas empresas ainda possuem estes sites porque não o encaram como uma prioridade e têm falta de conhecimento técnico. Depois do processo que passaram para lançar a versão antiga, receiam ter de passar pelo mesmo e investir ainda mais para renovar a sua presença online.

 

Não é bem assim. Com a evolução da tecnologia, do próprio código e técnicas de design, qualquer pessoa pode colocar no ar um site apenas com a ajuda especializada da empresa que fornece o serviço de alojamento. Mais uma vez, a principal preocupação deve estar ao nível da confiança e segurança no serviço prestado. E, claro, tenha em conta que os clientes estão cada vez mais ligados a qualquer hora do dia, através de smartphones e tablets e não apenas no computador. E a qualquer hora podem decidir concretizar uma compra no seu site.

 

Nem todas as empresas têm capacidade para criar e manter um departamento de marketing com especialistas dedicados ao digital. Por isso, aqui ficam 10 passos mais importantes para renovar a sua imagem e presença digital.

 

  1. Análise da presença web - Este é um processo que, provavelmente já tem vindo a fazer. Não precisa de um grande estudo ou auditoria profunda. Depende das suas necessidades. Faça uma pesquisa no Google com o nome da empresa ou com as palavras chave que melhor definem os seus produtos e que os clientes utilizam para procurar na Internet.
  2. O que faz a concorrência - Olhar para a concorrência é algo que todas as empresas devem fazer de forma regular, mesmo as empresas que lideram o mercado. A concorrência também olha para si. Se a sua empresa é líder, tem uma presença digital antiga e está a perder quota de mercado (apesar de continuar a fazer tudo da forma correta ao nível do negócio), veja como está a concorrência na Internet.
  3. O que procuram os meus clientes - conhecer o que os clientes querem é fundamental a todos os níveis. Mas, no que respeita à Internet, o site deve dar resposta ao que eles mais procuram. deve dar relevância aos produtos mais pesquisados e ter atenção para que o site possua palavras-chave adequadas que irão colocá-lo no topo das pesquisas do Google.
  4. Registo de domínio - Provavelmente já possui este registo. Se ainda não tem, saiba que está incluído na maior parte dos serviços que permitem criar e alojar o seu novo site.
  5. Qual a minha área de negócio e qual o template de site que devo escolher - Ao optar por um serviço, escolha um que esteja dedicado a servir as empresas. Possuem templates adequados aos diferentes tipos de negócio e poupa tempo na escolha.
  6. Mudanças no design - Os templates têm esta grande desvantagem. São iguais para todos os clientes que subscrevam o serviço. No entanto, pode sempre contar com alguma ajuda técnica, do lado da empresa especializada para o ajudar em alguns pequenos ajustes. Muitas vezes, alterar as cores ou o tipo de letra é suficiente para o diferenciar.
  7. Lançar e comunicar - Depois de lançado o site, é preciso comunicá-lo. Comece pelo mais simples, com o envio de uma newsletter para os seus clientes onde os informa que a sua presença digital está renovada. Há ainda uma forma mais simples e direta de comunicar, através de SMS. Há ainda serviços gratuitos que permitem, de forma simples, criar e enviar estas newsletters como o mailchimp.
  8. Redes sociais - Hoje em dia, todas as pessoas e empresas têm perfil ou página no Facebook, Instagram, Linkedin e outras redes sociais. Incluindo você. Comece pela que tem maior expressão, o Facebook, e comece a criar a sua rede de ligações.
  9. Manter o site e redes sociais atualizadas - Este é, talvez, o ponto mais complicado. Mesmo que não esteja "sempre a olhar" para  site e Facebook, os seus clientes podem estar. Por isso, será relevante manter alguma dinâmica. Mantenha-os a par das novidades, promoções, ou simplesmente através da curadoria de conteúdos que de alguma forma estejam relacionados com os produtos que comercializa ou com os interesses dos seus clientes. no entanto, tenha sempre em conta que é importante dar sempre resposta às questões e comentários dos seus clientes, mas com cautela e educação.
  10. Recurso e formação - Nesta matéria, tem duas opções. O recurso para esta tarefa pode ser contratado ou, em alternativa, encontrado dentro da própria empresa. Se for preciso, invista na formação desse recurso. Dependendo da empresa, pode até organizar uma formação para todos os trabalhadores. A formação é simples e permite ficar a saber alguns dos melhores truques para brilhar nas redes sociais.

 

Ao olhar para estes passos pode até pensar que tem um grande empreendimento pela frente. Na verdade, alguns deles, provavelmente, já os dá, como a análise da concorrência ou a gestão do site antigo com processos mais morosos do que aqueles que vai ter com a renovação. Agora, com um site profissional, por mais pequena que seja a empresa, o seu negócio vai crescer.

Evoluir é sempre positivo, não precisa de complicar.

 

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