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Serviços online eliminam processos burocráticos

Serviços online eliminam processos burocráticos

O papel das entidades bancárias já deixou, há muito tempo, de ser meramente de apoio financeiro e concessão de crédito. Há novas ferramentas de gestão de tesouraria, factoring e confirming que podem ser importantes na sua empresa.

 

Os serviços bancários estão cada vez mais desmaterializados e grande parte dos clientes já deixaram de usar os balcões físicos para as tradicionais transações financeiras, de depósito e levantamento. A disponibilização alargada das redes de comunicações e o acesso através de computadores pessoais e equipamentos móveis tornam a alternativa mais viável, permitindo a consulta e a realização de operações em qualquer momento e em qualquer lugar.

 

Para as empresas, o acesso a financiamento, apoio e aconselhamento financeiro é ainda um dos fatores que continua a justificar a visita ao balcão, e o recurso ao gerente ou gestor de conta, mas os Bancos estão a alargar cada vez mais o leque de serviços que podem ser integrados numa gestão mais eficiente. E quando pensamos em transformação digital das empresas e da economia isso faz ainda mais sentido.

 

É verdade que o conhecimento que os portugueses têm dos serviços bancários é limitado, e muitos desconhecem termos habitualmente usados na comunicação por estas instituições, o que dificulta o acesso às suas vantagens. Um estudo divulgado pela Cetelem, em colaboração com a Nielsen, mostra que menos de 80% dos inquiridos sabem o que significa revolving, ou 3D secure, e mais de 90% desconhecem o termo MTIC (Montante Total Imputado ao Consumidor). Segundo o mesmo estudo, “juros” é a expressão mais conhecida e a única que teve resposta positiva de mais de metade das pessoas inquiridas neste estudo.

A gestão da tesouraria, o factoring e confirming fazem parte de um novo leque de serviços que podem ajudar as pequenas e médias empresas a aliviar a carga burocrática. 

Mesmo que algum destes termos também não faça parte do seu vocabulário habitual, há diversos serviços que vale a pena explorar para melhorar a gestão corrente da sua empresa e o apoio a operações de internacionalização, ou projetos pontuais.

 

A utilização de serviços online, como o ebanking, pode ser a solução para resolver muitos dos processos burocráticos, facilitando pagamentos regulares e a própria gestão financeira das contas e dos produtos associados, como cartões de débito e crédito, ou os cheques, e a maior parte das instituições financeiras têm mesmo plataformas diferenciadas para as empresas, com requisitos de autenticação e sistemas de segurança reforçados.

 

O acesso a ebanking faz habitualmente parte dos serviços gratuitos, ou incluídos nos pacotes bancários, e é necessário solicitar as configurações de entrada, como nomes de utilizadores e códigos, associando as pessoas que estão definidas como autorizadas a representar a sociedade. Alguns bancos têm sistemas de confirmação de transações com códigos que são enviados para os telemóveis registados em movimentos de valores mais elevados.

 

Soma-se ainda a vantagem dos preçários de transações online serem normalmente mais vantajosos do que as transações ao balcão, podendo em alguns casos ser gratuitas, nomeadamente em transferências.

 

Mas na verdade, estes são apenas sistemas alternativos às transações tradicionais, e atualmente há mais serviços a explorar. A gestão da tesouraria, o factoring e confirming fazem parte de um novo leque de serviços que podem ajudar as pequenas e médias empresas a aliviar a carga burocrática dentro da organização, transferindo para o banco alguns procedimentos e beneficiando também da dimensão e experiência destas organizações.

 

A prestação do serviço de gestão de pagamentos (confirming) e a cedência de créditos ao banco (factoring), garantindo o acesso mais rápido aos montantes em dívida, podem ser úteis no equilíbrio da liquidez financeira da empresa, sendo que diversos bancos juntam a estes serviços o apoio à internacionalização com o factoring internacional, gestão de risco de taxas de câmbio e taxas de juro e linhas de crédito especializadas.

 

Na linha da transformação digital vale a pena também verificar as ofertas em pagamentos eletrónicos, com a possibilidade de utilização de POS (Point of Sale ou Point of Service), um terminal de pagamento, ou a integração de gateways de pagamento em lojas online, suportando referências Multibanco ou Cartões de Crédito, que podem mudar a forma como os seus clientes pagam os seus produtos e serviços.

 

Uma última nota para a segurança. Como em qualquer serviço é importante ter em conta os princípios de proteção dos equipamentos e dos dados, evitando o acesso ilegítimo e o roubo de informação, regras que deve aplicar de forma permanente, numa estratégia end to end para a sua empresa.

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