Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

Resoluções de Ano Novo: Prepare já as melhores ideias para o próximo ano

Resoluções de Ano Novo: Prepare já as melhores ideias para o próximo ano

Com a aproximação do fim do ano há ainda a tendência para acelerar as últimas tarefas e contas, mas convém aproveitar o tempo para refletir sobre a estratégia que quer implementar em 2017 e começar a tomar decisões.

 

"Ano novo, vida nova". O ditado é antigo e não tem de corresponder de forma exata a uma renovação completa e radical, mas quem tem um negócio, independentemente da sua dimensão, sabe que esta é uma altura de fazer o balanço financeiro mas também estratégico, validando o que correu bem e o que correu mal e traçando a rota para os próximos meses.

 

Durante o ano é fácil ser “empurrado” pelo muito que há a fazer nas pequenas tarefas, deixando de lado uma visão mais estruturada dos objetivos da empresa, mas convém não perder de vista as metas que definiu e a forma de levar o negócio até um novo nível de competitividade e inovação.

 

Não pense porém que isso se faz apenas com grandes planos e grandes investimentos. Por vezes as pequenas mudanças de processos podem trazer grandes progressos e ajudar a empresa a enfrentar o novo ano de 2017 de forma mais competitiva, com colaboradores mais motivados e clientes mais satisfeitos.

 

A evolução positiva que a economia portuguesa teve nos últimos trimestres, com um crescimento de 1,6% do PIB, é uma boa notícia que pode dar maior fôlego à estratégia de investimento da empresa, depois de um longo período durante o qual o consumo privado se mantinha “amarrado” pela crise. Mesmo assim vale a pena avançar com passos cautelosos, mantendo o desejado equilíbrio financeiro e apostando em mudanças que possam trazer vantagens rápidas sem exigirem investimentos de longo prazo.

 

Mas qual o melhor caminho a seguir? Acompanhando as principais tendências e recomendações dos analistas, vale a pena assentar a sua estratégia para 2017 em alguns pilares fundamentais que podem ajudar a desenvolver o negócio e conquistar maior rentabilidade:

 

1 – Coloque os clientes em primeiro lugar

Os clientes têm de estar no centro da sua estratégia, seja qual for a sua área de atuação. Num café ou restaurante, numa empresa de serviços ou uma imobiliária, não há nada que possa impulsionar um negócio como ter clientes satisfeitos, que se mantêm fiéis e que são o seu melhor anúncio publicitário. Há cada vez mais ferramentas para se manter mais próximo dos clientes e as redes sociais são atualmente uma das áreas privilegiadas para comunicar mais http://blog.ptempresas.pt/white-paper-marque-a-sua-empresa-no-30243, e também para perceber quais os interesses, gostos e críticas. Não se esqueça que os clientes são cada vez mais exigentes e é preciso definir novas estratégias para conseguir conquistá-los.

Resoluções de Ano Novo: Prepare já as melhores ideias para o próximo ano

 

2 – Valorize os colaboradores e dê-lhes melhores ferramentas

Um dos ativos mas importantes de uma empresa é o capital humano, e há que saber valorizar os colaboradores e oferecer-lhes também as ferramentas certas para serem mais produtivos, criativos e empenhados nas suas tarefas do dia-a-dia. As soluções de mobilidade e de colaboração, como comunicações unificadas e software que permite a partilha de documentos independentemente do local onde se encontram, podem aumentar a produtividade

Segundo um estudo da Ipsos Mori, 51% dos utilizadores admitem que o investimento em tecnologia traz mais produtividade

 

3 – Invista nas tecnologias certas

Avalie com os fornecedores quais são as tecnologias que pode adotar na sua empresa para melhorar processos, comunicar melhor e aumentar a produtividade. Com as soluções de Cloud já não precisa de fazer grandes investimentos iniciais em equipamento e software, podendo ajustar as aquisições de forma flexível, pagando por utilizador e ajustando ao crescimento da empresa. A transformação digital é um dos caminhos de crescimento nas empresas e esta é uma aposta que não deve descurar

Resoluções de Ano Novo: Prepare já as melhores ideias para o próximo ano

 

4 – Mantenha abertura para ideias novas

Por vezes as oportunidades surgem onde menos se espera, mas é preciso manter o espírito aberto para avaliar que estratégias fazem sentido na sua empresa, até porque não há ninguém que conheça melhor o negócio. Ouvir os clientes, fornecedores e colaboradores é um dos princípios mais importante, mantendo-se também atento à concorrência e às tendências globais. Os analistas já fizeram as suas previsões sobre as tecnologias que vão marcar o ano de 2017 e haverá certamente oportunidades a explorar entre os assistentes inteligentes, drones, impressão 3D e a Internet das Coisas. 

 

Seja qual for a sua decisão, aproveite o tempo de pausa que conseguir até ao novo ano para pensar e ajustar a sua estratégia porque 2017 está mesmo à porta e pode trazer grandes oportunidades para quem as souber explorar.