Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

Qual o custo da inovação?

Qual o custo da inovação?

Inovação, estar na linha da frente das tecnologias. Qualquer empresário sabe que, atualmente, é relevante digitalizar o negócio. Apostar em novas tecnologias o que, muitas vezes, implica investir em novos equipamentos.

 

Mas, o que sucede ao nível da compatibilidade com outros aparelhos quando faz um upgrade aos computadores, com software mais recente, que permite maior competitividade nas tarefas face à concorrência, como uma impressora, por exemplo.

 

Muitas vezes, os fabricantes deixam de dar suporte a modelos "mais antigos". Ou seja, terminam os updates de firmwares e software e, por vezes, a comunicação dos computadores com uma impressora passa a ser quase impossível. Principalmente quando se trata de tecnologias wireless.

 

Os softwares vão evoluindo e a rapidez de processos depende das atualizações mas também de hardware mais recente. Será que ao trocar de computador tudo o resto vai continuar a funcionar ou será necessário trocar também, por exemplo, uma impressora com ligação WiFi?

Ao fazer o download da última versão do firmware, compatível com o sistema operativo mais antigo, através da página de suporte da marca, é possível gerir e reconfigurar a impressora. 

Por vezes não, e a impressora até está em bom estado, apesar de haver modelos mais recentes, ainda serve os propósitos e necessidades de utilização. Aliás, uma empresa totalmente digitalizada reduz ao mínimo a quantidade de papel utilizado. Mas, neste caso real, a impressora apenas deixa de funcionar através da ligação WiFi ao router. Tudo parece perdido, no entanto, há sempre solução, quando se trata de incompatibilidades com software mais recente, sem suporte para os sistemas operativos atualizados. Há um truque simples: mantenha sempre à mão um computador com um sistema operativo mais antigo e que seja compatível com a impressora (no caso concreto).

 

Neste caso, ao fazer o download da última versão do firmware, compatível com o sistema operativo mais antigo, através da página de suporte da marca, é possível gerir e reconfigurar a impressora. Depois, tudo funciona em pleno, mesmo com os computadores novos.

 

Mas, nem sempre é fácil conseguir encontrar estas indicações. Este caso é real e, após diversas tentativas e contactos com pessoal especializado (sem olharem para a impressora), o diagnóstico era simples: "se a impressora funciona por cabo, se o router aceita ligações WiFi de outros equipamentos menos a impressora, o mais provável é que o sistema de WiFi da impressora tenha avariado". E, como se sabe, o custo de reparação é quase sempre superior à aquisição de um novo modelo.

 

Neste caso, a persistência na procura de uma solução e o facto de ter à mão um portátil com um sistema operativo mais antigo, permitiu fazer a experiência e, para grande surpresa, colocar as coisas a funcionar. Aplicou-se a regra de que as soluções mais simples, são aquelas que resolvem os problemas, aparentemente mais complexos.

 

O custo da inovação, ao nível dos computadores, e que é crucial para manter o negócio competitivo, acabou por ser mais reduzido devido à persistência. Noutra situação, teria sido necessário a aquisição de uma nova impressora, caso se pretendesse tirar partido desta funcionalidade de impressão através de WiFi.

 

Por isso, quando se está a analisar os custos da inovação, convém ter em conta todos os factores. Analisar bem o impacto que a "simples" alteração de um software poderá ter na comunicação com todos os equipamentos utilizados. Como é óbvio, mesmo que tenha de fazer um upgrade à impressora, através da aquisição de um novo equipamento, os ganhos são sempre superiores pois está a inovar tudo o resto e a tornar a empresa mais célere e competitiva. Mas, se puder poupar alguns euros neste processo, tudo será ainda mais brilhante.

Artigos Relacionados

  • White Paper: Organize a sua empresa para a transformação digital

    Faça o Download do White Paper e fique a conhecer as melhores práticas para a transformação digital.Saiba mais

  • O seu negócio tira partido de todas as tecnologias digitais que devia?

    Pequenas, médias ou grandes, todas as empresas, em todos os sectores, têm vantagens a explorar com a aplicação de tecnologia.Saiba mais

  • Escritório virtual, tornar o mundo num open space

    É preciso assumir que o trabalho é uma atividade e não um posto, que pode ser realizada em qualquer parte graças ao alojamento em cloud.Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • PC

    PC

    Mantenha-se ligado ao seu negócio. Com opção de compra a prestações.Saiba mais

  • Smartphones a prestações

    SMARTPHONES A PRESTAÇÕES

    Leve o seu escritório na palma da mão. Disponível em compra a prestações.Saiba mais

  • M2M e IoT

    M2M E IOT

    Oferecemos as soluções do futuro, agora.Saiba mais

Pesquisar

 

Newsletter