Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

Prepare a sua empresa para os desafios de 2018

Prepare a sua empresa para os desafios de 2018

Antecipar as oportunidades e riscos de um novo ano faz parte das preocupações de qualquer gestor. Para 2018 há muitos temas novos a preparar, desde o Regulamento de Proteção de Dados a novas normas de segurança.

 

As tecnologias estão longe de ser a única preocupação dos gestores de empresas, sobretudo das pequenas e médias empresas, mas num contexto onde a transformação digital tem uma enorme influência sobre a competitividade esta é uma área que não pode ser descurada. E em 2018 há mais preocupações de regulação que exigem atenção e que podem ter um impacto significativo sobre o negócio.

 

Não se trata só de preparar a empresa para garantir as melhores ferramentas de produtividade para os colaboradores, assegurar a mobilidade eficiente da força e vendas e marcar a presença da empresa na Internet, com todas as vantagens relacionadas com a atração de novos clientes, e retenção de clientes atuais. É tudo isto e muito mais.

 

A Gartner alerta para o facto dos executivos terem de gerir áreas cada vez mais multidisciplinares, digitalizando processos e gerando receitas para o negócio, naquilo que definiu como a Agenda do CIO para 2018. À medida que a tecnologia amadurece e a transformação digital é mais profunda nas empresas, os responsáveis pelas tecnologias (CIO) reportam mais diretamente aos gestores de topo (CEO), e dedicam mais tempo à liderança executiva.

 

Entre as principais preocupações definidas para 2018 está a necessidade de antecipar a nova onda de tecnologias, na segurança informática, Internet das Coisas, inteligência artificial, interfaces conversacionais (ou assistentes inteligentes) e realidade virtual e aumentada. O nível de investimento em cada um destes tópicos é muito diverso entre os gestores inquiridos pela Gartner, com a segurança informática a liderar claramente a tabela, com 71%, seguindo-se a Internet das Coisas com 36% e a Inteligência Artificial com 25%.

 

Apesar desta visão, muitos gestores admitem não estar preparados, e ser necessário adquirir novas competências para responder aos novos desafios que a integração destas tecnologias trazem. E nestas contas entra também a tecnologia de blockchain, que é uma das tendências mas que não está ainda a ser aplicada de forma efetiva.

 

Novos cuidados com a proteção de dados

A segurança, a proteção de dados e a privacidade são sem dúvida temas fortes que têm de estar na agenda de todos os gestores para 2018, sobretudo pela aplicação do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) que traz associadas multas pesadas a quem não cumprir as normas bastante rigorosas que são impostas.

 

O Regulamento deriva de uma norma comunitária e muitas empresas estão já a preparar-se para responder às suas exigências, incluindo com a designação de um Data Protection Office (DPO) que ficar responsável pelo tratamento dos dados na organização.

 

O novo regulamento tem uma série de obrigações que estão detalhadas num White Paper preparado pela PT Empresas, e o destaque vai também para a obrigação de notificação das violações de dados pessoais à autoridade de controlo e ao titular dos dados. As coimas podem ir até aos 20 milhões de euros e isso é uma das questões que mais tem gerado preocupação, até porque o calendário é apertado e a larga maioria das empresas portuguesas ainda estão atrasadas na implementação do regulamento.

 

O White Paper publicado pela PT Empresas detalha 10 recomendações para preparar a sua empresa, que devem ser seguidas de forma rigorosa para evitar dissabores, mas é importante não esquecer também outras obrigações que decorrem da nova diretiva de segurança das Redes e da Informação (SRI) com efeitos na área da cibersegurança, e a diretiva relativa à proteção de know how e de segredos comerciais, que entram em vigor em maio e junho de 2018.

 

Se a sua empresa não está ainda preparada para esta combinação de exigências, é importante que tome já em janeiro as medidas certas. E entre elas pode estar a contratação de um parceiro que ajude neste processo e facilite a compreensão das novas obrigações e a sua implementação.

Artigos Relacionados

  • White Paper: Regulamento Geral de Proteção de Dados, como preparar a sua empresa

    Faça já o download do White Paper e prepare a sua empresa para este novo desafio.Saiba mais

  • A segurança começa na prevenção

    Os ataques acontecem sempre, é uma questão de tempo. Por isso é fundamental estarmos preparados e tomar medidas preventivas.Saiba mais

  • O papel do CIO está a mudar. As novas exigências de quem gere as tecnologias

    As novas tendências de inteligência artificial, a IoT e a cibersegurança estão também no radar dos CIOs e trazem um grande potencial de mudança.Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • Cloud Backup

    Cloud Office 5.0

    Salvaguarde toda a informação do seu negócio e assegure a recuperação dos seus sistemas.Saiba mais

  • Disco Virtual 360º

    DISCO VIRTUAL 360º

    Armazene sem limites, sincronize e partilhe em segurança ficheiros na cloud.Saiba mais

  • Soluções Cloud

    SOLUÇÕES CLOUD

    Soluções que facilitam negócios todos os dias.Saiba mais

Pesquisar

 

Newsletter