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Ponha a sua equipa a “mexer” em 2017

Ponha a sua equipa a “mexer” em 2017

Colaboradores motivados, focados nos objetivos da empresa e com maior capacidade de colaboração são fatores que ajudam a aumentar a competitividade da empresa, a qualidade dos serviços e a inovação. Mas nem tudo tem de ser trabalhado dentro das paredes do escritório.

 

Um bom gestor sabe que o equilibro emocional e a motivação da sua equipa são elementos que deve manter sempre na sua agenda, a par de qualquer outro fator de competitividade da empresa, da atenção aos clientes ao ritmo de vendas.

 

Sem colaboradores motivados, focados nos objetivos da empresa e com boa capacidade de colaboração, é mais difícil crescer e desenvolver o negócio. Por isso esta é uma das áreas em que deve apostar já no início do ano.

 

Mas o que pode contribuir para a motivação dos seus colaboradores? A pergunta não tem uma resposta única e depende muitas vezes de cada uma das pessoas da equipa, sobretudo quando existem diferentes gerações e perfis funcionais diversos dentro da mesma organização.

 

A combinação de jovens trabalhadores, pessoas mais experientes e pais com filhos pequenos, pode ser eficiente mas também uma mistura explosiva.

 

Aumentos salariais, apesar de serem bem aceites, deixaram de ser há muito tempo um dos principais fatores de motivação, e há outros investimentos que podem compensar, como ferramentas informáticas e de telecomunicações mais modernas, a aposta num horário mais flexível, melhores condições no espaço de trabalho, formação em áreas específicas e também atividades fora do escritório.

 

Os estudos relacionados com a avaliação do melhor local para trabalhar, referidos no livro “The Best Place to Work” de Ron Friedman, mostram que as empresas que investem em providenciar alimentação, diversão e fitness conseguem um maior envolvimento dos colaboradores. A par desta conclusão, a consultora Gallup garante que são as empresas com colaboradores mais motivados que conseguem superar a performance dos concorrentes e atingir desempenhos até 147% acima em resultados bolsistas.

 

A satisfação e motivação dos colaboradores devem ser construídas ao longo do tempo, mas pode começar o ano a preparar algumas ações “táticas” para levantar o moral da equipa e melhorar o seu nível de interação e confiança.

 

Criar laços de confiança

As ações de team building são uma das atividades que podem ajudar a libertar alguma tensão e construir novos laços de confiança. Há várias empresas especializadas em desenvolver este tipo de eventos, que podem ser realizados em dia de trabalho ou num fim de semana, sobretudo se envolverem atividades mais radicais ao ar livre.

 

No entanto, avalie os seus trabalhadores, lembre-se que os fins-de-semana são usados para estar com a família e pode tornar esta ação numa coisa "obrigatória" em vez de momento de diversão e criação de laços.

 

No âmbito do team building existem vários tipos de ações possíveis, desde treinos de colaboração em equipa a experiências moldadas à necessidade de cada empresa, reforçando alguma área que precise de ser mais trabalhada em conjunto com formadores especializados.

 

E existem opções diversas, desde paint ball e rafting a resolução de problemas e mistérios, como os Escape Games que estão muito em voga atualmente. Dependendo das motivações principais dos seus colaboradores pode pensar também numa atividade de solidariedade social, envolvendo apoio a grupos carenciados, ou uma ação de recuperação de uma escola, por exemplo.

 

A colaboração em ambiente descontraído, fora do escritório e com atividades lúdicas, tem muitas vezes o efeito positivo de conseguir novas ligações de confiança entre colegas e com as chefias, mas os processos de motivação devem ser observados e cuidados durante todo o ano.

 

Claro que há também que pensar nas ferramentas para que esta motivação e colaboração se concretizem no dia-a-dia em mais produtividade, e aqui a tecnologia é um aliado incontornável, garantindo o acesso permanente à informação, e a flexibilidade para partilhar dados independentemente da hora e do local onde os colaboradores se encontram. Vai ver que só tem a ganhar com isso. 

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