Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

Os desejos de Natal de uma empresa

Os desejos de Natal de uma empresa

Com a chegada do Natal, do final do ano, abundam os textos com conselhos de presentes, tecnológicos ou não. Na maior parte das vezes, são aconselhados presentes "impossíveis" ou que ficam longe daquilo que são as reais expectativas dos destinatários, ou da carteira da maioria.

 

A par do Relatório de Tendências Tecnológicas, (lançado todos os anos), que dá conta de algumas das tendências de futuro, muitas delas se esperavam e surgiram já em 2017, os curiosos, mas principalmente investidores, anseiam por saber quais serão as novas tecnologias a surgir no mercado. Como pode a tecnologia ajudar o negócio a crescer?

 

Durante a WebSummit, a Inteligência Artificial esteve em destaque, com a Sophia e Einstein a dominar o palco, mas também deu para perceber que ainda há um longo caminho a percorrer. E, depois de tantas novidades, fica a dúvida: como pode uma empresa tirar partido das novas tendências?

A modernização, além de aumentar a produtividade dá um forte contributo para a autoestima dos funcionários. 

A primeira grande dificuldade que as empresas têm é identificar de que forma determinada tecnologia pode ajudar ao crescimento do negócio. Muitas vezes é fácil perceber. Uma empresa de entregas, por exemplo, facilmente compreende as vantagens dos drones e de todas as tecnologias associadas, como o reforço das comunicações, a rede 5G. Mas nem sempre as coisas são assim tão óbvias.

 

Há tecnologias que aparentemente nada têm a ver com um negócio mas que, de forma indireta, o podem afetar (positiva ou negativamente). Por isso, é importante manter os olhos nas novas tendências e uma abordagem crítica a tudo o que se trata de evolução.

 

Não se pede, nem será esse o modelo ideal, a um gestor que se foque em algo que sai completamente da sua área de atuação, correndo o risco de se desfocar do principal objetivo: o negócio. Mas é preciso estar atento e contar com parceiros especializados na matéria para ajudar a fazer a caminhada tecnológica.

 

A necessidade de modernização será um dos pontos consensuais a todas as empresas. Novos equipamentos e tecnologia que permitem acelerar processos são um dos passos cruciais para a competitividade. Uma ligação à Internet mais veloz, torna tudo mais ágil e reduz substancialmente picos de stress na equipa.

 

Equipamentos mais recentes, com maior capacidade de processamento, ajudam a tornar tudo mais rápido. Neste capítulo, é fácil fazer as contas: se um processo demora 10 minutos, mas devido à lentidão de um computador leva 20, reduz a produtividade em, pelo menos, 100%. Porque, a acrescentar à lentidão do aparelho, existe toda a carga de stress que se vai acumulando no utilizador (o colaborador).

 

A modernização, além de aumentar a produtividade dá um forte contributo para a autoestima dos funcionários. Mas é preciso apostar também na formação dos colaboradores, mantê-los no topo da sabedoria. Não adianta apostar numa tecnologia que depois ninguém domina.

 

Quando se trata de uma empresa, as coisas ficam ainda mais complicadas. O que pode um gestor, em nome da sua empresa, desejar? Tal como a nível pessoal, a saúde, sucesso e felicidade devem surgir no topo das listas. Mas, mesmo valorizando a componente menos materialista, há presentes que podem ajudar a alcançar alguns destes desejos.

 

9 desejos de um empresário

Vamos ser realistas. Um empresário deseja, acima de tudo, sucesso, crescimento dos lucros, maior produtividade da sua empresa. Mas quando se fala de empresas é obrigatório falar de pessoas. As máquinas ainda não substituem os humanos e quando assim for, algo estará mal porque sem pessoas, não há vida.

 

Por isso, ficam aqui alguns presentes que os gestores podem adoptar para as suas empresas e que, de forma indireta, serão presentes para o seu sucesso e sucesso de colocar a empresa a andar no caminho da digitalização. 

 

1 - Computadores - Se a sua empresa recorre a este equipamento, talvez esteja na altura de o modernizar. Muitas empresas insistem em manter sistemas operativos antigos, em computadores sem capacidade de processar o software crucial para o negócio. Faça um upgrade.

 

2 - Telemóveis - Cada vez mais se fala mais na mobilidade e os smartphones estão a ganhar terreno. Já pensou que durante uma reunião um samrtphone mais potente pode fazer a diferença entre conseguir ou não concretizar um negócio? 

 

3 - Digitalização - O palavrão que mais se ouve no que diz respeito à modernização das empresas. Digitalizar um negócio é um processo cada vez mais simples do que aparenta e existem soluções feitas à medida e com custos que se adaptam a cada momento das necessidades da empresa. Hoje, pode dizer-se, o mundo pode ser o seu escritório.

 

4 - Ferramentas de Business Intelligence e de análise de negócio - Estas ferramentas são cruciais para uma gestão mais eficiente do negócio. Pode considerar-se que fazem parte da digitalização da empresa mas são específicas para os gestores terem ao seu alcance ferramentas de análise de dados que proporcionam uma visão geral completa das organizações. 

 

5 - Formação - Pode parecer um cliché mas a formação dos colaboradores, mantê-los atualizados com as últimas tendências tecnológicas pode fazer toda a diferença quando tem de lidar com a concorrência. Aposte num plano de formação adequado a cada área ou função da empresa.

 

6 - Serviços flexíveis - Ao optar por contratar serviços de Tecnologias de Informação As a Service, garante que a sua empresa está sempre na linha da frente e terá pouca preocupação com a forma como irá fazer os investimentos na digitalização. Neste formato exclui os investimentos iniciais, por vezes elevados, e paga de forma ajustada às necessidades em cada momento.

 

7 - Internet rápida - Atualmente, é nos serviços de fibra que encontra as maiores velocidades de acesso. Nas empresas de maior dimensão existem acordos com os operadores, com ligações dedicadas que permitem velocidades superiores ao que habitualmente é anunciado e contratado em pacotes. Mas, para as PME e SoHo, as ligações com 1 Gbps são cruciais. Se juntar a esta ligação routers e equipamentos de última geração, não será por falta de velocidade que o seu negócio fica em terra.

 

8 - Presença online - Se ainda não o fez, esta é uma boa oportunidade para colocar o seu negócio na Internet. Permitir que os clientes façam compras através de um site moderno, responsive, com fácil acesso através de um smartphone pode corresponder a um crescimento exponencial da faturação.

 

9 - Bots e Inteligência Artifical - Os bots são um dos exemplos onde a IA está a ser aplicada, principalmente ao nível da comunicação primária com os clientes que fazem pedidos através dos sites ou redes sociais. Estes bots, bem programados, conseguem dar uma resposta praticamente imediata a uma grande maioria das questões levantadas por clientes encaminhando, para um operador quando a interação se torna mais complexa ou impossível e resolver de forma automática. É uma boa ferramenta, mas precisa de estar bem programada. Saiba como programar um bot e os cuidados a ter.

 

A tecnologia é algo em constante mudança e por vezes parece complexo e caro acompanhar toda a evolução. Mas bem estruturada, e sem investimentos iniciais, é possível assumir um caminho rumo à digitalização. Basta encontrar os parceiros certos para realizar esta caminhada.

Artigos Relacionados

  • Escritório virtual, tornar o mundo num open space

    É preciso assumir que o trabalho é uma atividade e não um posto, que pode ser realizada em qualquer parte graças ao alojamento em cloud.Saiba mais

  • O seu negócio tira partido de todas as tecnologias digitais que devia?

    ERP, CRM, Cloud, IoT, Comunicações Unificadas, BI, Analytics, Chatbots, Blockchain, Inteligência Artificial.Saiba mais

  • O seu site é mobile responsive? Se a resposta é não, pode estar a perder clientes

    O tempo gasto pelos consumidores para navegar online e procurar informação está a ser cada vez mais transferido para os dispositivos móveis.Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • Cloud Backup

    Cloud Office 5.0

    Salvaguarde toda a informação do seu negócio e assegure a recuperação dos seus sistemas.Saiba mais

  • Smartphones a prestações

    SMARTPHONES A PRESTAÇÕES

    Leve o seu escritório na palma da mão. Disponível em compra a prestações.Saiba mais

  • Site Instantâneo

    SITE INSTANTÂNEO

    Crie e faça a gestão do seu site de forma simples e rápida.Saiba mais