Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

O seu negócio tira partido de todas as tecnologias digitais que devia?

O seu negócio tira partido de todas as tecnologias digitais que devia?

ERP, CRM, Cloud, IoT, Comunicações Unificadas, BI, Analytics, Chatbots, Blockchain, Inteligência Artificial. Estas referências e siglas estão a tornar-se cada vez mais familiares para as empresas e os benefícios a nível da rentabilidade não podem ser ignorados.

 

Pequenas, médias ou grandes, todas as empresas, em todos os sectores, têm vantagens a explorar com a aplicação de tecnologia. Não de uma forma indiscriminada, mas aplicada ao seu modelo de negócio, ajudando a melhorar a eficiência dos processos, inovando nos produtos e serviços, otimizando tarefas e a gestão de clientes e melhorando a rentabilidade. Como está o seu roadmap nesta área?


A ideia de que a adoção de novas tecnologias por si só impulsiona o negócio já está ultrapassada, e hoje os gestores têm a consciência que mais do que compra uma nova solução ou um “pacote” de software mais hardware, o que importa é a forma como é aplicado dentro da empresa, exigindo muitas vezes uma mudança cultural. Mas também sabem que deixar de investir numa nova solução para reduzir custos, ou ignorar uma tendência de uso de tecnologia na gestão de uma determinada área da empresa, podem reduzir a sua competitividade face à concorrência, e a médio e longo prazo determinar a sua sustentabilidade.

 

Um inquérito realizado pela IDC Portugal em 2016 mostra que apesar da fase económica menos favorável, um terço das empresas (30%) desenvolviam planos para aumentar o investimento em Tecnologias de Informação, enquanto outras 42% pretendiam manter o nível de investimento, face ao ano anterior. A análise, conduzida junto de responsáveis das cinco mil maiores empresas a operar em Portugal, mostra que mais de metade das organizações (53%) têm como prioridade para este ano o desenvolvimento de novos produtos e serviços, enquanto 46% estão focadas em aumentar quota de mercado e 36% dão destaque à internacionalização.

 

Capacidade de resposta
O investimento em tecnologia é visto para a grande maioria destas empresas como essencial para melhorar a capacidade de resposta a novos requisitos de negócio, mas também para consolidar infraestruturas TI ou atualizar a infraestrutura tecnológica. A exigência de fazer a transformação digital, tão destacada atualmente incluindo com o conceito da Indústria 4.0, tem benefícios em toda a economia e uma análise recente da Accenture Stategy com a Oxford Economics mostra que nos países onde a maturidade digital é maior há mais oportunidade de aumentar o ritmo de crescimento económico.

 

No Índice de Densidade Digital, Portugal está entre as 25 primeiras economias do mundo, com base na ponderação de 30 indicadores que representam o nível de competências digitais, a utilização de métodos de trabalho digitais e o índice de investimento em novas tecnologias, dados a que se juntam as infraestruturas do país e as políticas e estímulos ao desenvolvimento de uma economia digital. Mas há ainda falhas a colmatar, especialmente com algumas barreiras na capacitação da força de trabalho e no desenvolvimento da análise da informação, com as tecnologias de analytics que ainda são pouco exploradas como ferramentas de apoio à decisão.

 

Segundo esta análise, são estas as áreas onde as empresas mais têm de investir. E Portugal pode beneficiar de um crescimento de 3,2 mil milhões de euros até 2020 se melhorar a sua Economia Digital, com a Accenture a apontar a oportunidade clara que existe para as empresas, porque os benefícios fazem-se sentir de forma alargada com a maioria digitalização da economia e da própria sociedade.

 

As barreiras existentes entre as indústrias estão a ser quebradas e as empresas dominantes a ser desafiadas ou até ultrapassadas por novos modelos de negócio, alavancados em tecnologias digitais. A velocidade de mudança é cada vez mais rápida e toda esta transformação requer uma reflexão sobre os impactos, não só nas organizações, como na sociedade e na economia, afirma Luís Pedro Duarte, vice-presidente da Accenture e responsável pelo estudo.

 

Consumidores mais digitais, informados e ativos são clientes mais participativos e exigentes, que fazem a diferenciação das empresas e dos produtos que consome, e isso traduz-se em vantagens para quem está melhor posicionado. E é preciso estar preparado para responder às necessidades deste novo tipo de clientes.

 

Com o final do ano a aproximar-se, e ainda antes de começar a desenhar o plano de investimento para o próximo ano, faça uma análise da forma como a sua empresa está a usar a tecnologia, verificando se tem os processos automatizados, se está a usar o CRM da melhor forma para abordar os seus clientes, se já tira partido da tecnologia de cloud e se deu mobilidade aos seus colaboradores para trabalharem de forma tão eficaz no escritório como em casa ou na rua. Esses investimentos estão otimizados? Já explorou todo o potencial das ferramentas ou ainda há algumas áreas que não estão a ser utilizadas por falta de adaptação, ou de formação? Estas serão certamente prioridades a desenvolver até ao final do ano nas TI da sua empresa.

 

Depois pense no que gostaria de ter. Como quer ver a sua empresa dentro de um ou dois anos? Avalie o que a concorrência está a fazer e as melhores práticas de outros sectores, mesmo que não estejam na sua área de atividade, porque daqui podem surgir modelos interessantes. Realidade Aumentada, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, mais Cloud e mais mobilidade são certamente tendências que lhe vão surgir nesta análise, e por isso comece já a colocá-las na lista de investimento para 2018.

Artigos Relacionados

  • "O que vamos fazer quando milhões de pessoas ficarem sem emprego?"

    É crucial uma discussão mais séria e célere sobre este tema para evitar aquilo que muitos cépticos consideram ser a concretização de uma profecia na qual as máquinas acabam por se sobrepor aos humanos.Saiba mais

  • White Paper: O mundo está a ser transformado pelas novas tecnologias

    Faça o DOWNLOAD e conheça os desafios, as tendências e as formas de preparar um futuro mais disruptivo.Saiba mais

  • Há financiamento disponível para a digitalização da sua empresa. Saiba como se candidatar

    Existem vários programas de financiamento preparados para empresas que queiram investir em tecnologias da informação.Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • Soluções Cloud

    SOLUÇÕES CLOUD

    Soluções que facilitam negócios todos os dias.Saiba mais

  • Disaster Recovery

    DISASTER RECOVERY

    Assegure a continuidade do seu negócio.Saiba mais

  • M2M e IoT

    M2M E IOT

    Oferecemos as soluções do futuro, agora.Saiba mais