Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

Invasão de turistas ou oportunidade de negócio?

Invasão de turistas ou oportunidade de negócio?

O número de turistas em Portugal cresceu muito nos últimos anos e as reações a este fenómeno nem sempre foram as melhores. Além da enorme afluência de pessoas que enchem as cidades do país, há quem se queixe de que os turistas estão a “estragar” as zonas históricas, comprando imóveis a preços muito inflacionados, apenas para lá passar meia dúzia de dias e deixá-los depois vazios (e os respetivos bairros desertos) o resto do ano.

 

 

Mas nem tudo é mau, muito pelo contrário. Numa era de grande atribulação no mundo, Portugal foi considerado um dos países mais seguros para viver e para passar férias. Esta “invasão” de turistas pode bem representar um novo fôlego para a economia portuguesa, cuja estrutura se baseia principalmente no sector dos serviços.

 

Como pode então, potenciar os seus negócios face a esta nova realidade? O que procuram verdadeiramente os turistas? Como pode marcar a diferença? Apresentamos-lhe algumas dicas para fazer o seu negócio crescer.

 

Mantenha uma boa reputação online

Os turistas fazem pesquisas online sobre tudo, desde hotéis a restaurantes, cafés, locais a visitar e lojas. Sites como o Tripadvisor ou o Booking são destinos frequentes para quem vai conhecer outro país, pelo que é fundamental construir uma reputação sólida, através de comentários e reviews positivas deixadas por outros utilizadores. Tentar oferecer a melhor experiência possível e resolver problemas, compensando clientes insatisfeitos, é obrigatório. Dar a conhecer que o seu negócio está listado nestes sites, também.

 

Os clientes têm acesso facilitado a mais e melhor informação sobre produtos e serviços, estão mais exigentes e, num mundo tão vasto de ofertas, exigem originalidade.

 

Crie experiências partilháveis

Aproveitar a web para promover o seu negócio, através de uma loja online ou das redes sociais, é uma boa forma de captar as atenções dos turistas. Cada vez mais as pessoas gostam de tirar fotografias e partilhar experiências online, seja a comer o melhor bolo de chocolate do mundo, a relaxar numa piscina ou simplesmente a posar com uma mascote engraçada.

 

Garanta que o seu negócio é “partilhável”, isto é, ofereça uma experiência aos clientes que eles vão gostar de fotografar e mostrar aos amigos. Torne o seu negócio uma atração turística, tanto pela qualidade do serviço como por algum estímulo à partilha, mas sempre com autenticidade.

 

Conte-lhes histórias

Numa visita ao estrangeiro, os clientes procuram aquilo que é autêntico, querem viver experiências típicas, com história, que lhes permitam mergulhar rapidamente na realidade do novo país. Pegue nos pontos fortes do seu negócio, ou nos seus melhores produtos, e construa uma narrativa em torno deles. De certeza que não se tornou um restaurante de sucesso da noite para o dia, ou que os prémios que possivelmente recebeu foram ganhos sem esforço, certo? Essas são histórias que vale a pena contar.

 

Opte pelas redes sociais, em vários posts com frases curtas, ou aproveite até as paredes e o cardápio do seu estabelecimento – ofereça produtos com história, para que os turistas sintam que, além de estarem a usufruir do serviço que presta, estão a criar boas memórias de Portugal.

 

Ofereça um porto seguro para onde voltar

Outro objetivo de fazer turismo é experimentar locais e vivências diferentes daquilo a que estamos habituados em casa. Além do sol, a gastronomia e as vistas, há quem opte por fazer longas visitas a museus e monumentos, ou caminhadas à descoberta da natureza. Para todos eles, é importante ter um local confortável para onde voltar e descansar, de preferência com comodidades muito semelhantes às das suas casas. Se tem um hotel, garanta que inclui Wi-Fi gratuito e com qualidade e uma vasta oferta de canais de televisão estrangeiros. A música ambiente também pode ser uma boa aposta, já que funciona muito bem como complemento da decoração, seja ela de época, mais típica ou minimalista e moderna.

 

Faça das tecnologias um aliado

A nova geração de turistas vive “ligada” e, na altura de tomar decisões de compra, muitos já se voltam para o meio digital em primeira instância. Os clientes têm acesso facilitado a mais e melhor informação sobre produtos e serviços, estão mais exigentes e, num mundo tão vasto de ofertas, exigem originalidade. Fazer-se notar pela tecnologia é uma boa estratégia, algo que ficou bem patente pela quantidade de ofertas criadas em torno do fenómeno “Pokémon Go”.

 

Procure formas de aprimorar o seu negócio recorrendo a tecnologia, seja pela venda de internet móvel aos seus clientes estrangeiros, a integração de Near Field Communication e QR Codes, ou a criação de apps e jogos que sejam um complemento original dos seus serviços.

 

Não se esqueça dos portugueses

Uma das críticas mais comuns que se ouvem relativamente a comércio ou restauração em zonas ditas “de férias” é o facto de terem preços inflacionados, ou de tratarem menos bem os clientes portugueses. Não caia neste erro, porque estes são os clientes que têm maior probabilidade de o voltar a visitar. Além disso, um português pode sempre recomendar a um turista estrangeiro uma visita ao seu estabelecimento. Mas isto só vai acontecer se foi bem servido.

 

Tratá-los com especial cuidado, oferecer menus ou promoções exclusivas pode ser uma alternativa a quem não dispensa praticar os “preços para turistas”, que em alguns casos são realmente uma oportunidade. Pode usar a televisão da sua loja para divulgar promoções, ou angariar contactos de clientes e comunicar com eles via SMS.

 

Durante as férias, há mais tempo e disponibilidade mental para ter ideias originais para o seu negócio e no site PTEmpresas encontra muitas soluções para as tornar realidade. Não deixe de pensar em novas formas de atrair clientes e potenciar a enorme oportunidade que é ver Portugal cheio de gente nova.