Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO Empresas - Inovação, Internet, 5G, Fibra, IoT e Cloud

Informação e conhecimento para desenvolver e humanizar o seu negócio. Novidades de tecnologia digital, Internet, 5G, Apps, cibersegurança e muito mais.

Huawei P10 continua a liderar ao nível da fotografia

Huawei P10 continua a liderar ao nível da fotografia

A Huawei agitou o mercado dos smartphones quando lançou o P9 e anunciou uma parceria com a Leica ao nível da fotografia. Duas câmaras de 12 MP, com um software desenvolvido em parceria com a Leica, permitiram à empresa chinesa calar até os mais críticos. A revolução pós Iphone nascia orgulhosamente na China.

 

Depois da qualidade apresentada, mesmo ao nível do sistema operativo, com o EMUI, a Huawei passou a ser vista pelos olhos das câmaras (duas traseiras e uma frontal), e do poder que colocou nas mãos dos utilizadores que, desta forma, conseguem captar fotos com maior qualidade. Em muitos casos, de rivalizar com câmaras compactas e até mesmo com muitas reflex que se encontram no mercado. Quando se está, obviamente, ao nível da fotografia que não necessita de uma objetiva de qualidade.

 

Este ano, as expectativas eram altas relativamente ao P10. Afinal, para agitar o mercado foi preciso lançar um produto bastante completo, dificilmente batido, e a sua concorrente mais direta, a Samsung, depois do contratempo com a última aposta, estava disposta a recuperar mercado com o lançamento do Galaxy S8 e S8+ e mais recentemente com o Note 8. E, deixando de lado alguns pormenores mais técnicos, (como o Kirin 960, para alguns o processador mais completo do mercado), ao nível da fotografia, a Huawei conseguiu, mesmo assim, alguma novidade.

 

A câmara principal continua a ser composta por duas objetivas: Uma monocromática com 20 MP e uma RGB com 12 MP (os mesmos pixéis da dupla do P9). A abertura também se mantém nos f2.2, que permite obter o bokeh que tanto atrai os utilizadores. Este efeito de desfoque dos fundos é muito usado em fotografia profissional e talvez uma das funcionalidades que mais salta à vista quando se olha para uma foto, pois permite dar realce a um objeto através do desfoque de tudo o que o está em fundo. Ou desfocar o plano mais próximo!

 

IMG_20170325_124122.jpg

Os 20 MP, atingidos pelo trabalho ao nível do software, desenvolvido em parceria com a Leica, serão a grande novidade deste P10. Ao nível da utilização, os dois modelos (P9 e P10) comportam-se de forma muito semelhante quando chamados a fotografar no mesmo ambiente. O P10, ao mesmo tempo que consegue captar mais luz ambiente, é mais rápido (graças ao kirin 960), com um tempo de reposta que permite captar a foto primeiro que o P9, mesmo quando o botão é pressionado depois.

 

Quanto às fotos, já se sabe, fascinam todos os que gostam de fotografar, ou seja, quase todos os detentores de um smartphone. Para os olhos de um profissional de fotografia, há pormenores que fazem a diferença, em relação às fotos de uma câmara profissional, como as contradições dos desfoques em determinadas situações.

 

Mesmo em situações de contra luz, o P10 comporta-se à altura e permite obter fotos com qualidade de impressão.

 

IMG_20170325_124425.jpg

 

E, para registar uma visita citadina, pode mesmo competir com algumas das melhores câmaras fotográficas.

 

 

 

As fotos deste teste foram captadas num dia de sol mas mesmo em situações de pouca luz comporta-se com um nível aceitável e acima da média de outros smartphones.

 

IMG_20170325_124817.jpg

 

Mesmo ampliando um determinado ponto, onde se nota já algum ruído, é possível verificar a capacidade deste smartphone na captação de pormenores. Na foto seguinte, um crop da segunda coluna da imagem publicada em cima.

 

IMG_20170325_124817crop.jpg

 

A opção de grande abertura, ideal para captar fotos onde se pretende destacar um assunto (uma flor, um rosto) deixando o fundo mais esbatido é uma das funcionalidades que mais apaixona os amantes da fotografia. Não pelo que faz mas pela possibilidade de alterar o ponto de foco após a captação. No entanto, tem de "trabalhar" as fotos antes de as descarregar para o computador pois o software para realizar estas operações apenas está disponível no próprio smartphone.

 

Em baixo, uma animação realizada com a mesma foto, captada no modo de grande abertura que permite "brincar" com o bokeh (desfoque) através do aumento ou redução da profundidade de campo, conseguida com a manipulação da abertura. 

 

 

Pavao

 

O P10 mantém as mesmas duas câmaras (as principais), na parte traseira do telefone, mas, desta vez, além de uma melhoria ao nível do software (desenvolvido em parceira com a Leica), inclui uma com 20 MP e outra com 12 MP.

Os ganhos são, essencialmente, ao nível da rapidez de disparo pois a qualidade de foto obtida com o P9 são já bastante elevadas. 

 

Design

Ao nível do design, o P10 apresenta um écran de 5.1 polegadas (no P10 Plus são 5.5 polegadas), inferior às 5.5 do P9, e isso nota-se. O formato mais compacto poderá ter resistência junto de alguns consumidores, em especial daqueles que já possuem o P9.

 

Outra das críticas que se podem apontar a este novo modelo da Huawei, relaciona-se com o posicionamento do leitor de impressão digital. No P9 estava situado na parte superior traseira e era bastante útil para desbloquear o telefone apenas com uma mão. No entanto, há quem prefira esta funcionalidade na parte frontal do telefone.

 

Este botão serve também para substituir os tradicionais ícones de navegação base do Android. Com alguns movimentos que se aprendem com facilidade, este botão permite "limpar" do visor o célebre quadrado, triângulo e círculo. Uma mudança que pode agradar a todos os que usam Android e invejam o botão home da Apple.

Característica que a Huawei seguiu no modelo Honor 9.

Artigos Relacionados

  • Honor 9, um smartphone low cost que supera alguns "gigantes"

    O Honor 9 que integra a gama digital da Huawei, é vendido em exclusivo através da Internet.Saiba mais

  • Galaxy S8 abre as portas ao infinito e aposta na segurança

    As descrições técnicas dão conta de um smartphone com capacidade de fazer frente à concorrência.Saiba mais

  • Proteger a casa ou escritório de entradas alheias

    Com a digitalização, pelo menos, é possível saber que alguém está a aceder, ou a tentar aceder, em tempo real.Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • Smartphones a prestações

    SMARTPHONES A PRESTAÇÕES

    Leve o seu escritório na palma da mão. Disponível em compra a prestações.Saiba mais

  • Internet Móvel PC/Tablet

    INTERNET MÓVEL PC/TABLET

    A melhor Internet móvel, agora com 30GB.Saiba mais

  • Galaxy S8 Office Pack

    GALAXY S8 OFFICE PACK

    Inclui S8 + Dex Station + monitor Samsung de 27" + auriculares Level U Pro + teclado e rato Microsoft.Saiba mais

 

Pesquisar