Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

Há financiamento disponível para a digitalização da sua empresa. Saiba como se candidatar

Há financiamento disponível para a digitalização da sua empresa. Saiba como se candidatar

Existem vários programas de financiamento preparados para empresas que queiram investir em tecnologias da informação, na digitalização dos seus processos e na presença online, mas também na internacionalização. Esta pode ser uma boa oportunidade para transformar a sua estrutura e melhorar a competitividade da empresa.

 

Os benefícios obtidos com a transformação digital das empresas, a nível da eficiência operacional, relacionamento mais próximo com clientes e fornecedores e com a criação de novas fontes de receitas já são largamente percecionados pela maioria dos gestores portugueses. Um estudo realizado pela IDC Portugal, que contou com o apoio da Fujitsu, indica que 87% das organizações portuguesas já estão comprometidas com a transformação digital e que 72% têm consciência que o recurso a ferramentas de TI vai aumentar.

 

Nos índices europeus, Portugal está próximo mas ainda abaixo da média no que se refere à maturidade da transformação digital do negócio, e isso é um fator que pode ter impacto negativo na competitividade das empresas. Também por isso, esta é uma área para a qual têm sido direcionados esforços a nível de financiamento na Europa, com medidas específicas para que as empresas possam investir em soluções, equipamentos e formação, mas também na internacionalização do seu negócio. O Governo português tem também dedicado atenção especial a esta área, e são várias as iniciativas destinadas a apoiar a transformação de empresas e o lançamento de start ups.

 

Os programas são variados e têm objetivos e destinatários diferentes, assim como montantes de financiamento diferenciados, mas deixamos aqui alguns dos principais e as ligações onde pode obter mais informação.

 

- Horizonte 2020 – Este programa europeu está mais virado para o financiamento à ciência e à inovação mas pode ser uma boa oportunidade em algumas áreas específicas. O programa tem um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros e já apoiou empresas portuguesas inovadoras, existindo várias calls (momentos de abertura de processos de candidatura) que vão sendo lançadas para as diferentes medidas. Mais informação sobre Horizonte 2020

 

- Call Indústria 4.0 - abriram recentemente as candidaturas para este programa da Portugal Ventures onde o investimento poderá chegar até aos 500 mil euros em capital. Os destinatários desta primeira edição da Call Indústria 4.0 são start-ups e spin-offs empresariais e universitários que podem candidatar os seus projetos até ao próximo dia 18 de agosto, acedendo ao financiamento da Portugal Ventures a novas empresas que possam contribuir para acelerar o desenvolvimento e modernização da indústria nacional, tornando-a mais produtiva, eficiente, flexível e globalmente competitiva. Mais informação pode ser obtida no site da Portugal Ventures.

 

- Startup Portugal – a estratégia de empreendedorismo do Governo tem 15 medidas para apoio às empresas e várias passam pela promoção de oportunidades de financiamento. Os instrumentos são vários e passam pelo “equity crowdfunding” que permite investir em troca de uma participação na empresa. Mas há também ideias para lançar fundos de co-investimento, com recurso a business angels ou com capitais de risco. Mais informação em Startup Portugal.

 

- Road 2 Web Summit - The Best Of Portuguese Tech - Com a realização do Web Summit em Lisboa, o maior evento mundial na área do empreendedorismo e de tecnologia, a iniciativa pretende promover e apoiar projetos que se destaquem pelo seu potencial inovador, garantindo um acesso facilitado ao evento e a possibilidade de interação com o ecossistema empreendedor a nível global. O concurso irá decorrer no dia 21 de setembro. No site há mais informação e candidaturas.

 

- Portugal 2020 – Este é um dos programas mais amplos e reúne a atuação dos 5 Fundos Europeus Estruturais e de Investimento - FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER e FEAMP - no qual se definem os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover, em Portugal, entre 2014 e 2020. Portugal vai receber 25 mil milhões de euros até 2020 para estimular o crescimento e a criação de Emprego, as intervenções necessárias para os concretizar e as realizações e os resultados esperados com estes financiamentos, estando o Portugal 2020 organizado em 16 programas a que acrescem os Programas de Cooperação Territorial nos quais Portugal participará a par com outros Estados membros. Entre os incentivos para PME estão os Vale Empreendedorismo, Vale Inovação, SI Qualificação, SI Internacionalização. No site pode obter toda a informação e subscrever a possibilidade de receber alertas para a abertura de concursos. Mais informação sobre Portugal 2020.

 

- Programa +Património +Turismo – O programa pretende contribuir para o desenvolvimento de atividades turísticas associadas à valorização do património cultural e natural de Portugal, podendo ser de base tecnológica ou não. As candidaturas estão abertas até 31 de julho, pode obter mais informação no site Portugal Ventures.