Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

Galaxy S8 abre as portas ao infinito e aposta na segurança

Galaxy S8 abre as portas ao infinito e aposta na segurança

O novo Galaxy S8, da Samsung, chega ao mercado com uma aposta clara da marca sul coreana na inovação ao nível do design, com o seu écran infinity. É um smartphone elegante que continua a exibir um conjunto de sensores que acompanham a tendência evolutiva da interação dos utilizadores com o aparelho.

 

Sem dúvida um smartphone atraente e que, graças ao Samsung KNOX, permite manter os acessos em segurança. Uma solução que poderá fazer a diferença para o segmento empresarial onde, cada vez mais, se adopta o sistema BYOD (bring Your Own device).

 

Há muito tempo que os telefones assumiram o smart e deixaram de ser apenas aparelhos para fazer e receber chamadas e SMS. Este também faz, e com uma qualidade que justifica o preço, mas as funcionalidades ultrapassam um simples sistema de comunicação. Além dos gestos e dos sensores (um deles serve para medir o ritmo cardíaco), inclui ainda uma assistente virtual. A Bixby tem ainda muito para provar mas com esta aposta, a Samsung mostra que está na linha da frente no que respeita às novas funcionalidades que estão a atrair os consumidores do mercado empresarial.

 

Um atalho simples, através do gesto ou do botão que se encontra do lado esquerdo do telefone, dá acesso a uma série de blocos onde consta a informação definida pelo utilizador. Agenda com os compromissos, galeria das fotos mais recentes, meteorologia, registo da actividade física (ligado ao Samsung Health), são apenas algumas das funcionalidades.

O ecrã, a grande aposta para o S8, apresenta uma qualidade visual acima da média. 

A função de multi tarefa permite estar a ver uma foto ou vídeo no ecrã e trabalhar noutra app em simultâneo. Pode, por exemplo, estar a ver um vídeo e manter uma conversa por sms.

 

O sensor de batimentos cardíacos, localizado junto à câmara traseira, é usado com a aplicação Samsung Health que permite fazer um registo da sua condição física. Incluindo um medidor do nível de stress. Não são propriamente inovações mas podem ajudar os utilizadores a ter mais cuidados com a condição física.

 

As descrições técnicas dão conta de um smartphone com capacidade de fazer frente à concorrência. Mas, dizer que os Galaxy S8 vêm equipados com o novo SoC da Samsung, o Exynos 8895 Octa-core, composto por uma CPU Quad-core 2,3 GHz + Quad-core 1,7 com uma GPU Mali-G71 MP20, pode parecer confuso e mais difícil de perceber do que uma frase em sul coreano, para a maioria dos utilizadores. (No entanto, para quem gosta, todas estas características estão listadas aqui).

 

Para aqueles que apenas pretendem saber qual o smartphone que devem comprar e se devem ou não optar por um S8 ou S8+ (Plus), há pormenores que são mais relevantes como a resistência à água e poeiras (que segue a norma IP68). Ou seja, pode ser mergulhado em água até 1,5 metros (por períodos inferiores a 30 minutos). Esta é a indicação da marca e não foi testada para a redação desta análise. No entanto, o verão está a chegar e esta característica pode ser argumento suficiente para tomar a decisão.

 

Trata-se de um aparelho resistente ao ambiente e todos sabem que mesmo na praia, de férias, o smartphone está sempre presente. Lembre-se, faça uma utilização moderada, siga estes sete conselhos para desligar nas férias.

 

Não significa que deva andar a fazer mergulho com o S8 preso no biquini ou no bolso dos calções mas, se acontecer, não precisa de entrar em pânico. É muito importante lembrar, esta resistência está indicada para água limpa e longe de fortes correntes ou cascatas. Se acontecer mergulhar com ele em água salgada, ou numa piscina com cloro, é aconselhável uma passagem por água limpa para evitar danos. E, seque bem antes de voltar a utilizar.

 

O ecrã, a grande aposta para o S8, apresenta uma qualidade visual acima da média. A resolução é de 1440×2960 píxeis. De forma resumida, este modelo da Samsung apresenta mais 400 linhas verticais do que as habituais 2560 o que concede ao utilizador uma experiência de ecrã que o cativa desde o primeiro contacto.

 

Além desta grande vantagem em relação a outros smartphones concorrentes, o Galaxy S8 é rico em sensores. Existe todo um mundo que deve explorar mas, além dos já habituais sensores incluídos nas gamas anteriores, como a impressão digital, o S8 traz a possibilidade de desbloqueio através da leitura da irís ou da face.

 

Seguindo já aquilo que está incluído noutros modelos da Samsung, pode optar uma selfie usando como comando a palma da mão que o telefone consegue reconhecer como ordem para disparar.

 

O tamanho de ecrã é a grande diferença entre o S8 e o S8+. O primeiro apresenta um ecrã de 5,8″ enquanto o Plus aumenta para 6,2″. Por arrasto, o tamanho da bateria também é diferente o que faz com que exista uma diferença ao nivel da capacidade da bateria, de 3000 mAh para 3500 mAh. O peso é de 155 g para o S8 e 173 g no Plus.

 

No que respeita a densidade o S8 apresenta 570 ppp (pixéis por polegada) enquanto na versão Plus tem 529 ppp.

 

Tirando esta diferença de tamanhos, que podem servir quem gosta de telefones maiores ou mais compactos, todas as funcionalidades e características do sistema são iguais. Por isso, a decisão a tomar, além do preço, como é óbvio, incide no tamanho.

 

Quanto ao ecrã, apesar da construção e da protecção Corning Gorilla Glass 5, convém cuidados redobrados na utilização. É um smartphone que encaixa bem na mão, tem boa aderência, mas uma queda em direção ao solo será, tal como noutras marcas e modelos, pouco saudável.

  

A fotografia

A Samsung melhorou o sensor e incluiu neste S8 uma câmara principal (traseira) com 12 Mp, abertura de 1.7 e o dual pixel que permite tirar o máximo partido da luz. À frente, para as selfies, uma câmara de 8MP. As fotografias têm uma qualidade aceitável, quando comparada com a concorrência, respondem àquilo que a marca promove e às necessidades da grande maioria dos "fotógrafos" amadores que existem em cada utilizador.

20170417_152326.jpg

Lens (mm): 4.2 ISO: 40 Aperture: 1.7 Shutter: 1/1864

 

Mesmo em condições com pouca iluminação, o Galaxy S8 e S8+ consegue tirar o máximo partido da luz existente para obter uma fotografia com boa qualidade. Bastante rápido a responder permite captar os momentos que se pretendem congelar e não apenas a ação seguinte. Aliás, tem de ter cuidado ao pressionar o botão de disparo pois facilmente sai uma rajada de 50 ou 60 fotos sequenciais. Uma função que não é exclusiva da Samsung e que é indicada para captar cenas em movimento. Pode, depois, criar uma animação com as fotos captadas na sequência. Algumas das funções para explorar quando tiver o S8 nas mãos.

20170417_153159.jpg

 Informação de captura: Lens (mm): 4.2 ISO: 40 Aperture: 1.7 Shutter: 1/1028

 

Quanto à gravação de vídeo, a resolução máxima, conseguida com a câmara traseira (principal) é de 3840X2160, numa qualidade que permite ver os vídeos em televisões UHD. Além disso, com o disparo rápido é possível obter uma sequência de fotos e, e forma imediata, gerar uma animação a partir desse bloco.

Animação gerada a partir de uma sequência de 96 fotografias. 

 

O S8 tem a seu favor o facto de poder ser usado apenas com uma mão e no caso da câmara também é assim. O botão de disparo serve simultaneamente para fazer zoom e captar fotos. Logo ao lado está disponível a gravação de vídeo, ao contrário de outros smartphones que obrigam a trocar a câmara entre captação de foto ou vídeo. Isto permite, ainda, excepto em algumas resoluçoes de vídeo, captar fotos enquanto se grava vídeo. Para trocar entre a câmara dianteira e traseira, basta um simples movimento com o dedo.

Vídeo captado com a resolução de 3840X2160 

Há muito a descobrir neste S8 e será sempre útil explorar as funcionalidades existentes. Cada utilizador tem as suas características e, por mais análises que leia, haverá sempre alguma coisa para descobrir e que se adapta às suas preferências de utilização. Principalmente porque a Samsung apostou num sistema próprio, o Samsung Experience, que diferencia a utilização em relação a outras marcas que também têm por base o Android.

 

O Samsung DeX permite ligar o S8 a um monitor e trabalhar em diversas aplicações através do rato e teclado. Uma funcionalidade bastante útil para quem usa o smartphone para trabalhar, por exemplo, em documentos de word ou excel, pois pode facilmente ligar o aparelho à base (vendida em em pack) e continuar a trabalhar através de um teclado convencional.

 

Uma dica sobre o gesto que permite fazer a captura de ecrã. Não precisa de ir por atalhos, depois de ativar a funcionalidade nas definições, passa a lateral da mão no ecrã, e já está, é captada uma imagem daquilo que está visível no S8.

 

O desbloqueio através do reconhecimento do rosto é uma funcionalidade interessante e, regra geral, funciona bem. Em situações de pouca ou demasiada luz o reconhecimento pode ser dificultado. Quanto ao sensor de desbloqueio pela íris, leia bem as recomendações apresentadas quando decidir ativar esta funcionalidade.

 

Gestos simples e de fácil aprendizagem que, juntamente com o design e construção, fazem deste S8 uma aposta ganha da marca sul coreana.

Soluções Recomendadas

  • Telemóveis

    TELEMÓVEIS

    Compre comodamente online com os mellhores preços e promoções.Saiba mais

  • Tarifários Unlimited

    TARIFÁRIOS UNLIMITED

    Chamadas, sms e internet para todas as redes.Saiba mais

  • PC

    SAMSUNG S8

    O design revolucionário do Samsung Galaxy S8 e S8+ começa de dentro para fora.Saiba mais