Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

Fundão, a tecnologia é a cereja no topo da estratégia

Fundão, a tecnologia é a cereja no topo da estratégia

Quando se pensa no Fundão, é incontornável, recordam-se as cerejas e começam a fazer-se contas até ao dia em que as cerejeiras começam a dar fruto maduro. Mas o Fundão, assumindo a sua ruralidade, apostou numa estratégia para combater a desertificação típica das regiões do interior ao criar um modelo de atração de empresas tecnológicas para o concelho e, desta forma, dinamizar e atrair residentes. Além de investimento, claro.

 

O projeto deu os primeiros passos no terreno em 2013 e está agora na fase de lançamento de um polo tecnológico dedicado à Internet das Coisas (IoT). "Na questão do IoT é fundamental que consigamos incorporar no nosso tecido produtivo a tecnologia que hoje está a nascer um pouco por todo o lado", referiu em entrevista Ricardo Gonçalves, da Câmara Municipal do Fundão.

 

"Vemos startups, empresas, a desenvolver soluções que podem ser altamente vantajosas e que podem trazer mais valias ainda desconhecidas paras as nossas empresas, mas que as podem capacitar para o futuro, as podem atualizar, e é esse encontro que pretendemos promover através do nosso Centro de IoT", acrescenta.

 

"Queremos levar a inovação para dentro daquilo que é mais tradicional. Não teremos cerejas com chip mas certamente iremos ter chips instalados nos cerejais para ajudar a otimizar a produção", esclarece Ricardo Gonçalves durante uma conversa no decorrer da segunda edição do IoT Challenge.

Só na área das TIC, nas empresas que investiram no Fundão nos últimos anos, estamos a falar de 500 novos empregos. 

Uma das empresas que aceitou o desafio do Fundão foi a Trigger Systems, startup que venceu o desafio IoT Challenge em 2016. Esta empresa, que se dedica a sistemas de rega inteligente, está em fase de mudança para o Fundão tirando partido da oferta feita pelo Concelho do Fundão durante a Web Summit, e contribuindo desta forma para o aumento da mão de obra qualificada a residir na região.

 

 

Aliás, tal como sublinha Ricardo Gonçalves, o Fundão pretende "conciliar o lançamento do Centro de IoT com o lançamento dos pilotos da Trigger Systems". Será nessa altura que vão surgir os primeiros dados concretos sobre as vantagens de conciliar a tecnologia IoT às produções agrícolas e tradicionais da região.

 

O que leva uma tecnológica a mudar-se para o campo?

Quando se pensa em tecnologia, obviamente, as grandes cidades surgem no topo da lista como os polos de concentração de empresas dedicadas ao tema. Por isso, e até porque as infraestruturas são, por norma, menos atrativas no interior, a desertificação tem tomado conta do interior do país.

Este movimento levado a cabo no Fundão nasceu para contrariar isso e tem demonstrado que é possível atrair empresas de excelência e com elas pessoas com qualificações na área das tecnologias da informação.

 

"Só na área das TIC, nas empresas que investiram no Fundão nos últimos anos, estamos a falar de 500 novos empregos. Empregos altamente qualificados, essencialmente ligados às diversas engenharias, programação informática, robótica, também algumas componentes de gestão, obviamente associadas a esses processos", revela o responsável da Câmara Municipal do Fundão.

 

E como se consegue atrair pessoas altamente qualificadas para uma região rural, do interior? "Nós ajudamos, mediamos o processo de instalação e integração dessas pessoas na cidade e sabemos que a grande maioria não são do Fundão", refere Ricardo Gonçalves, realçando também os novos desafios que se colocam à autarquia.

 

 

"São pessoas que vêm de uma realidade diferente, de uma cidade maior, com outro tipo de oferta, e isso traz-nos um desafio que é muito bom que é capacitar a cidade para novas realidades. Recebemos no dia a dia muitas críticas positivas no sentido de dizerem que precisamos de melhorar aqui ou ali", acrescenta.

 

Isto porque, obviamente, quando alguém se muda para o Interior, principalmente quando se fala de tecnologia, está habituado a ter algumas comodidades que ainda são inexistentes na maior parte destas regiões. 

 

O projeto, apesar de contar apenas com cerca e quatro anos, "está bem enraizado no Fundão" e, por isso mesmo, Ricardo Gonçalves, não acredita que após as autárquicas, mesmo com a alteração do partido que lidera a autarquia, a estratégia possa mudar. "Quem ganhar as eleições irá seguramente continuar o caminho de consolidação desta estratégia para o Fundão porque é algo que tem demonstrado resultados", remata o responsável da Câmara Municipal do Fundão.

 

Integrado nesta estratégia existe ainda o Boot Camp onde os interessados se podem inscrever para receber formação na área das novas tecnologias e que, até ao momento, "tem 100 por cento de empregabilidade", garante Ricardo Gonçalves.

 

O curso, realizado trimestralmente, é gratuito e aceita inscrições de pessoas do concelho mas também do exterior, mesmo a nível internacional. "Quem terminar a formação e não tiver uma proposta de emprego de uma empresa do concelho não paga nada pelo curso, se recusar essa proposta, tem de pagar 2500 euros pela formação ou cinco mil se recusar para aceitar uma proposta fora do concelho", esclarece o mesmo responsável.

Artigos Relacionados

  • Como poupar milhares de euros com rega inteligente?

    Esta é uma pergunta que pode ter diversas respostas, consoante a dimensão da cidade e dos espaços que necessitam de rega.Saiba mais

  • White Paper: Smart Cities, as cidades do futuro

    As cidades atraem cada vez mais população e é necessário criar as melhores condições para acolher os cidadãos.Saiba mais

  • Uma viagem de bicicleta na era da Internet das Coisas

    Compete às empresas desenvolverem a Internet das Coisas com serviços, aplicações, que ajudem a facilitar a vida e os negócios.Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • M2M e IoT

    M2M E IOT

    Oferecemos as soluções do futuro, agora.Saiba mais

  • Smart Cities

    SMART CITIES

    Criar e manter uma cidade inteligente.Saiba mais

  • Iot Place

    IOT PLACE

    Para criar e gerir as suas soluções IoT com simplicidade e rapidez, de forma segura e escalável.​​Saiba mais