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Evite erros no envio de campanhas marketing

Evite erros no envio de campanhas marketing

Quando se trata de comunicar com os clientes, todos os cuidados são poucos. Atualmente, com a moda das redes sociais, onde tudo se torna viral em poucos minutos, principalmente quando se trata de algo negativo, é preciso ter o dobro da atenção quando envia uma email com uma campanha para os seus clientes.

 

 

O mais pequeno erro, pode trazer muitos dissabores e ser mais prejudicial do que os benefícios que imaginou quando idealizou a campanha.

 É muito importante que o utilizador entenda a mensagem e o que se espera que ele faça diante dela.

Recentemente, foi conhecido o erro de uma campanha enviada por uma empresa, e que foi usada pela concorrência para redirecionar os clientes para uma marca distinta. Estas situações podem ser evitadas (convém contar sempre com a Lei de Murphy: se alguma coisa pode correr mal, é porque vai correr) se implementar um manual de boas práticas para o envio de campanhas de marketing. Especialmente nesta altura festiva onde tudo acontece mais rápido.

 

Aqui ficam algumas sugestões:

 

Permissões

Antes do envio de qualquer mensagem obtenha a permissão dos seus destinatários. É muito importante que utilize uma base de dados na qual os utilizadores sejam previamente registados e tenham aceitado voluntariamente receber este tipo de comunicações.

 

Horário

Não faça envios de madrugada: gostaria de ser acordado por SMS, independentemente do conteúdo, às 3 da manhã? Lembre-se que hoje em dia quase todos dormem com o telemóvel na cabeceira e nem todos tiram o som. Mesmo a chegada de um email pode tornar-se irritante a meio do sono.

 

Identifique-se

Seja transparente e identifique-se, adicionando o nome da sua marca no remetente das mensagens. Com a quantidade de emails e spam que hoje em dia se recebe nos emails, a transparência é crucial.

 

OPT-OUT

Tenha uma opção de OPT-OUT: proporcionar uma forma fácil de cancelamento do serviço por parte do destinatário. Não adianta tentar esconder esta opção, se o cliente não quer receber estes emails, não insista e facilite a sua saída.

 

Conteúdo

O conteúdo da mensagem deve ser claro e objetivo. É muito importante que o utilizador entenda a mensagem e o que se espera que ele faça diante dela. É aconselhável utilizar poucas palavras e assegurar-se que todos os links de redireccionamento estão a funcionar.

 

Gramática

Deve rever o conteúdo e garantir que a gramática e a ortografia do seu texto estão corretas. Uma "simples" gralha pode levar um cliente a sentir-se desconfortável e a pensar que não o leva a sério.

 

Valor

Envie uma mensagem com valor. Os seus clientes deram permissão para receber SMS e/ou Newsletters, em troca deverá oferecer-lhes algo de valor.

Descontos, poupanças exclusivas, anúncios importantes, alertas de eventos e informações úteis são todas informações valiosas para partilhar com os seus clientes.

 

Faça um teste, antes do envio definitivo

Certifique-se que tudo está conforme o pretendido antes de efetuar o envio. seja com um email ou SMS, envie um teste com tempo e assegure que mais do que uma pessoa o vêem antes de disparar para toda a lista de clientes registados.

 

Seguindo estas boas práticas estará pronto para enviar a sua campanha de marketing com sucesso!