Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO Empresas - Inovação, Internet, 5G, Fibra, IoT e Cloud

Informação e conhecimento para desenvolver e humanizar o seu negócio. Novidades de tecnologia digital, Internet, 5G, Apps, cibersegurança e muito mais.

Estoril Open com cobertura total

Estoril Open com cobertura total

Portugal está, há alguns anos, na rota dos grandes eventos, desportivos e culturais, como o Euro 2004, o Estoril Open ou o Rock in Rio-Lisboa, onde existe uma forte afluência de público com necessidade constante de ligação à internet, através dos Smartphones. 

 

Os requisitos de telecomunicações e tecnologia de um evento desta natureza, comportam determinadas especificidades que requerem soluções à medida, pensadas, estruturadas e implementadas de acordo com as normas dos grandes eventos internacionais.

 

A par do público, existe toda a estrutura profissional, relacionada com os próprios eventos, organização, produção, centenas de jornalistas. Todos com necessidade de estar ligados à Internet, em comunicação, em simultâneo.

 

Desenvolver e manter em funcionamento uma infraestrutura tecnológica para eventos desta dimensão é algo que implica vários quilómetros de cablagem e dezenas de técnicos. Para o público, a parte visível será a rede de WIFI disponível, "vou ou não conseguir enviar a minha foto para o Instagram e Facebook?". Mas, para poder introduzir a password e enviar as selfies para as redes sociais, há uma imensidão de tecnologia a funcionar.

 

O Estoril Open é o próximo grande evento, realizado em Portugal, a contar com uma infraestrutura tecnológica de suporte ao torneio e  envolve dezenas de técnicos, instalação de cerca de 5 KM de cabo de fibra ótica e disponibilização de velocidades de acesso à internet até 1Gbps, com suporte local em permanência.

 

Todo o recinto teve cobertura integral WiFi, garantindo que todos os profissionais e espectadores o acesso livre à internet e a partilha das suas experiências durante todo o torneio, independentemente do local do recinto onde se encontravam.

 


Vídeo com a entrevista a João Zilhão, organizador da prova.

 

O Millenium Estoril Open realizou-se no Clube de Ténis do Estoril, entre 23 de abril e 1 de maio. Na edição de 2015, “o retorno para as marcas”, que tiveram uma exposição total correspondente a 1.122 horas, “situou-se nos 110,623 milhões de euros”. A PT Empresas, parceira tecnológica do evento, será a responsável por esta infraestrutura de telecomunicações.

 

A tecnologia (ainda) não permite serviços com maior velocidade, (os atletas terão de mostrar que estão em forma), mas possibilita a transmissão em Ultra HD através da rede de fibra e das televisões 4K instaladas no recinto.

 

Desta forma, mesmo quem aproveitou o evento para networking, conseguiu acompanhar os jogos através das transmissões em direto.

 

Pesquisar