Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

Estacionar em Bragança com maior comodidade

caso-sucesso-meo-parking-braganca-header-xl (2).jpg

 

A cidade de Bragança, capital de distrito e sede do município de Bragança, com mais de 21.800 habitantes, tem vindo a apostar no desenvolvimento das suas infraestruturas e na implementação de estratégias e projetos inovadores que visam melhorar o ordenamento e a mobilidade urbana, promovendo o crescimento do município.

O desafio



Hernâni Dias, Presidente da CM Bragança refere que “o acesso cada vez maior a aplicações móveis para a utilização de serviços públicos representa hoje uma grande comodidade para os cidadãos.

Com o crescimento do tráfego na nossa cidade, decidimos tirar partido da tecnologia para promover uma melhor utilização dos espaços de estacionamento na via pública, tornando o pagamento do parqueamento mais simples, acessível e seguro.”

A solução implementada



Serviço MEO Parking da PT Empresas, implementado em todas as zonas de estacionamento condicionado ao pagamento de tarifa, abrangendo as principais vias do centro da cidade de Bragança.

Serviço disponibilizado através de três canais: aplicações móveis IOS e Android, SMS e web móvel.

Suportado em expertise e tecnologia avançada, garante elevada performance, fiabilidade e segurança assim como capacidade para se adaptar, com flexibilidade e rapidez, à evolução das necessidades do município.

Os resultados alcançados



De acordo com Hernâni Dias, “os nossos munícipes e visitantes podem agora pagar o seu estacionamento na cidade de forma mais simples, cómoda e segura. Onde quer que estejam, em reunião no escritório, num restaurante, numa loja, podem gerir e pagar o estacionamento remotamente, a partir do seu telemóvel, tablet, portátil ou pc com ligação à internet, sem terem de se deslocar ao parquímetro e sem utilizarem moedas.

A cada momento, podem verificar o seu saldo, prolongar o tempo de estacionamento, ou programá-lo com ou sem limite horário, de acordo com a sua conveniência. Se existir um prazo de tempo prestes a expirar, recebem de imediato um alerta no seu terminal. Desta forma, podem despreocupar-se e aproveitar melhor a sua estadia na cidade, evitando a ocorrência de infrações.

Para além de prestarmos um melhor serviço ao cidadão, passámos a gerir o parqueamento de forma centralizada e mais eficiente. A partir do portal de gestão online da plataforma MEO Parking, controlamos e monitorizamos, em tempo real, os estacionamentos em todas as áreas de parqueamento - número de veículos estacionados e respetivas matrículas, hora a que foi solicitado cada estacionamento, período de tempo, valor do estacionamento, entre outras variáveis.

Podemos também extrair indicadores e relatórios que nos permitem fazer análises mais abrangentes para conhecer, por exemplo, a evolução da afluência de veículos às áreas de parqueamento, os períodos de maior/menor ocupação, a evolução da receita, entre outros. Desta forma, podemos planear e otimizar o estacionamento na cidade, com base em informação fiável, atualizada e rigorosa.

Ao mesmo tempo, a solução integra-se facilmente com as nossas plataformas de fiscalização municipais, permitindo uma rápida análise e cruzamento de dados, o que possibilita uma atuação mais rápida e eficaz por parte das equipas de fiscalização.

O impacto na otimização de recursos municipais, na gestão do serviço e na manutenção dos equipamentos é visível. Passámos a ter um menor consumo de papel, reduzimos a ocorrência de roubos e de avarias dos parcómetros e, adicionalmente, passámos a ter menos reclamações.

Agora, é possível promovermos um melhor controlo e ordenamento da mobilidade urbana e uma utilização mais racional das zonas de parqueamento, potenciando a angariação de receitas para o município. Em pouco tempo, contamos já com cerca de 400 utilizadores registados e uma elevada taxa de crescimento de utilização do serviço, o que contribui para uma imagem inovadora, eficiente e sustentável da cidade de Bragança”, conclui Hernâni Dias.

Principais benefícios

Comodidade, simplicidade e segurança no pagamento do estacionamento.
Otimização de equipamentos e recursos municipais
Redução de custos de manutenção dos parcómetros.
Planeamento e gestão do estacionamento mais eficiente.
Flexibilidade e rápida adaptação da solução a novas necessidades.