Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

E que tal criar um “farol” para a sua empresa? A resposta está nos beacons

E que tal criar um “farol” para a sua empresa? A resposta está nos beacons

Trazer clientes para dentro da loja ou do restaurante é um desafio que poder ser ultrapassado com o recurso a algumas ferramentas tecnológicas. A tecnologia de beacons pode dar uma ajuda a “sinalizar” a sua oferta.

 

A tecnologia não é nova mas está a tornar-se cada vez mais fácil de usar e acessível. Na prática um beacon é um pequeno dispositivo informático, com emissões Bluetooth de baixa potência que comunica com smartphones que estão na sua proximidade, enviando mensagens ou imagens promocionais.

 

O sector do retalho foi um dos primeiros a perceber a importância dos beacons, mas também a hotelaria e turismo tem vantagens evidentes na sua utilização. Eventos desportivos, grandes concertos ou outros acontecimentos que atraiam muitos utilizadores e necessitem de comunicação prática e rápida estão também na lista dos potenciais utilizadores.

 

A tendência de utilização está a alastrar globalmente, apesar de ainda existirem alguns obstáculos, nomeadamente a profusão de plataformas diferentes, muitas vezes incompatíveis entre si, que limitam a sua utilização.

 

A possibilidade de enviar informação, com pequenas mensagens e imagens de anúncios ou cupões de desconto faz dos beacons um aliado relevante do marketing, servindo ainda para recolha de informação e contabilização de utilizadores, por exemplo.

 

Para além da prospecção de clientes o reconhecimento da fidelização pode ser uma área a explorar, verificando os clientes frequentes e oferecendo-lhes um benefício. E no caso da hotelaria pode ser implementado um serviço de check-in automático,  reconhecendo o cliente de forma personalizada, ou dando acesso a áreas reservadas.

 

Mas é preciso assegurar que tudo é gerido dentro do maior respeito pela privacidade dos utilizadores, com a necessidade de existir uma autorização prévia.

 

Existem várias empresas que apostam na tecnologia de beacons e a Google e o Facebook têm já as suas plataformas para desenvolvimento de serviços, que vale a pena consultar online para perceber melhor como usar estes “faróis” a seu favor.

 

Entretanto pode sempre ir recorrendo a plataformas de redes sociais e a outras estratégias, como a disponibilização de redes Wi-Fi abertas, para convidar os clientes a entrarem no seu espaço, e depois conquistar a sua confiança.

Soluções Recomendadas

  • Hotspot Meo Wifi

    HOTSPOT MEO WIFI

    Quer diferenciar o seu espaço? Dê internet aos seus clientes.Saiba mais

  • Restaurantes e Cafés

    RESTAURANTES E CAFÉS

    Simplifique a gestão e faturação do seu estabelecimento.Saiba mais

  • Meo Empresarial

    MEO EMPRESARIAL

    Serviço empresarial de televisão.Saiba mais