Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

DURIT suporta a inovação e a evolução do seu negócio na Cloud da PT

 DURIT suporta a inovação e a evolução do seu negócio na Cloud da PT

Num mercado cada vez mais global as empresas enfrentam desafios ao nível da digitalização de processos. rapidez, disponibilidade, fiabilidade, são alguns dos conceitos cruciais para o sucesso de uma empresa moderna.

 

 

Mas, muitas vezes, a dúvida sobre a melhor forma de o fazer é grande. Cada empresa tem necessidades específicas e para alcançar um bom serviço, precisa de confiar nos parceiros que escolhe.

 

A DURIT, que se dedica à produção de ferramentas e peças industriais em metal duro, utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabrico, é um exemplo a ter em conta, pela forma como migrou os seus serviços para a cloud. A sua produção aplica-se a uma extensa diversidade de setores: automóvel, química, petroquímica, siderúrgica, entre outras.

Com uma estratégia que passa pela crescente especialização e diferenciação dos seus materiais e equipamentos, e pela aposta numa estrutura de produção e de gestão moderna e eficiente, integra atualmente oito empresas e tem operações na Alemanha, Portugal, Espanha e Brasil, com um negócio fortemente direcionado para a exportação.

 

De acordo com os Administradores Manuel Valente e Flausino Silva, “elevada capacidade e qualidade de produção são vetores fundamentais para a nossa empresa. Para isso, temos de suportar a nossa atividade de gestão em sistemas e tecnologias avançados". 

 

Neste sentido, afirma, "tínhamos de fazer o upgrade ao atual software ERP que suporta os nossos processos de gestão, para assegurarmos o nível de qualidade de produção e os processos de negócio em pleno funcionamento. Ao mesmo tempo, para podermos expandir o negócio e evoluir os nossos serviços sem constrangimentos, decidimos evoluir toda a infraestrutura tecnológica e aumentar a nossa capacidade de comunicação e de colaboração.”

 

A Solução implementada

Upgrade tecnológico à plataforma ERP SAP para evolução funcional dos processos e funcionalidades implementadas.

Migração da infraestrutura TI de suporte às aplicações de gestão, que se encontrava alojada nas instalações da DURIT, para servidores privados virtuais na Cloud da PT, em modelo de Infraestructure as a Service (IaaS), com garantia de redundância, supervisão e securização do Data Center PT, e elevados níveis de disponibilidade de serviço.

Renovação tecnológica da rede de comunicações VPN.IP MPLS para uma solução completa em fibra ótica, com convergência de voz fixa e móvel, em todos os polos industriais.

 

Os resultados alcançados

Flausino Silva refere que “com este processo de renovação tecnológica, otimizámos os processos de gestão e de produção, aumentámos o nível de colaboração e ganhámos agilidade para evoluir o nosso negócio, lado a lado com os nossos clientes, sem limitações com tecnologia.

A evolução do nosso ERP SAP foi efetuada de forma faseada, garantindo a permanente estabilidade das nossas operações. Com este upgrade, temos uma visão mais próxima, imediata e integrada de todas as vertentes do negócio. Dispomos de novas funcionalidades que melhoram o nosso desempenho operacional, que nos permitem inovar e suportar novos modelos de negócio e que nos têm permitido reduzir custos de operação.

 

Ao mesmo tempo, a evolução da nossa rede de comunicações para fibra ótica permite-nos comunicar de forma mais rápida, segura e eficiente, e partilhar mais informação, mais aplicações e ferramentas de trabalho entre as diversas unidades industriais.

Melhorámos também a colaboração e a produtividade das nossas equipas, ao optarmos por ter todos os nossos terminais fixos e móveis integrados. Desta forma, os colaboradores passaram a gerir os seus contactos de forma mais eficiente, dentro ou fora do escritório. Adicionalmente, otimizámos os custos das nossas comunicações fixas e móveis.

Neste processo de evolução, termos migrado a infraestrutura de suporte aos nossos sistemas de gestão para a cloud, em Data Center da PT, foi crucial. Na cloud PT, conseguimos assegurar sempre os recursos necessários à evolução das nossas operações, sem limitações de capacidade e sem termos de implementar previamente recursos para um plano de evolução a quatro ou cinco anos.

 

Na prática, podemos aumentar ou diminuir o consumo de recursos, de acordo com a evolução do nosso negócio, com custos indexados a esse consumo. Também não temos de nos preocupar com a gestão e renovação da infraestrutura, que é assegurada pela PT Empresas, sem acréscimo de custos.

Desta forma, ganhamos flexibilidade para implementar rapidamente novos projetos, em qualquer geografia, com menor time to market, para respondermos de forma mais ágil às expectativas dos nossos clientes. Podemos agilizar a nossa estratégia de internacionalização e implementar novas operações, sem termos de instalar infraestruturas locais.

Para nós foi muito relevante termos conseguido implementar um projeto de renovação tecnológica que otimiza todas as componentes - sistemas, tecnologias, comunicações e data center - num curto espaço de tempo, com riscos reduzidos e custos inferiores. Igualmente importante é o facto de dispormos de um interlocutor único que conhece bem o nosso negócio e que garante a permanente atualização tecnológica e o suporte end to end aos nossos processos de negócio. Este suporte inclui um serviço de atendimento telefónico especializado 24x7 que é uma forte mais-valia no apoio às nossas equipas técnicas na configuração e utilização dos serviços cloud”.

Flausino Silva conclui referindo que “agora, podemos focar-nos em inovar os nossos produtos e serviços e em alargar a nossa presença a novos mercados, sem limitações tecnológicas. Desta forma, estaremos a investir cada vez mais no crescimento do nosso negócio.”

Principais benefícios

  • Produtividade e eficiência;
  • Visão transversal do negócio;
  • Escalabilidade e flexibilidade;
  • Inovação de serviços e de processos operacionais, com custos controlados;
  • Segurança, fiabilidade e disponibilidade;
  • Gestão de serviços end to end;
  • Foco na evolução do negócio.