Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

Digitalizar o negócio é mais fácil para uma PME

Digitalizar o negócio é mais fácil para uma PME

Todos os dias, a cada dia que passa de forma mais intensa, os gestores ouvem falar da necessidade de digitalizar as empresas. Investimento em Tecnologias de Informação, formação, evolução dos modelos de negócio. Muitos, ficam com a sensação estranha de investimentos avultados e que este passo é mais fácil de dar por parte das grandes empresas. Pode não ser bem assim!

 

"As empresas mais pequenas têm a vantagem porque podem reagir mais rapidamente e têm capacidade de mudar os seus modelos de negócios de forma mais simples", refere Wafa Moussavi-Amin, analista de TI e diretor executivo da IDC Alemanha, numa entrevista publicada no site da CeBIT. Evento que decorre entre 20 e 24 de março na Alemanha, no Hannover Exhibition Grounds Messegelände.

 Os drones, são um dos elementos tecnológicos que mais chamam a atenção de todos. Desde logo porque se trata de uma tecnologia que permite preencher o sonho de voar.

"Na transformação digital, os riscos para as empresas mais pequenas são inferiores àqueles que se apresentam às grandes empresas. A falta de agilidade nas grandes empresas significa que um passo em falso pode destruir diversos meses de trabalho já realizado. Nas empresas mais pequenas, os processos podem ser mais rápidos", realça o diretor executivo da IDC Alemanha.

 

Digitalizar é, principalmente, uma questão de cultura empresarial. É preciso formar e sensibilizar os colaboradores e, quanto maior a empresa, maior o número de pessoas envolvidas. É preciso ter em conta que a digitalização implica um impacto significativo nos processos da empresa e os colaboradores precisam de estar preparados e conscientes desse facto.

 

Por isso, para Wafa Moussavi-Amin, "a transformação só será bem sucedida se for suportada por uma equipa motivada".

 

200 mil para ver drones... e não só!

Nesta edição da CeBIT, a organização realça a utilização de drones, realidade virtual, inteligência artificial, IoT, cloud, rede 5G e cibersegurança, como as principais tendências a apresentar durante o evento. Os temas não são propriamente inovadores mas os especialistas prometem apresentar novidades que vão contribuir para aquilo que já se chama a 4º Revolução Industrial.

 

Tendências que abrem caminho a novos negócios, oportunidades para as empresa otimizarem a forma como contactam com os clientes, como produzem e entregam os seus produtos.

 

A organização espera que o evento receba a visita de cerca de 200 mil pessoas, ao longo dos cinco dias de evento, onde vão estar presentes 450 startups e mais de 200 oradores.

 

Os drones, são um dos elementos tecnológicos que mais chamam a atenção de todos. Desde logo porque se trata de uma tecnologia que permite preencher o sonho de voar. Mas, aplicado aos negócios, vai muito mais longe do que isso. As experiências que têm sido desenvolvidas por empresas como a Amazon, merecem a atenção dos empresários que olham para estes aparelhos como uma "arma" poderosa no mercado de entregas.

 

Mas, a par da necessidade urgente de regulação (por questões de segurança, principalmente), os drones que hoje em dia todos conhecem, apenas conseguem carregar embalagens com cerca de 2,5 Kg. Mas, será apenas uma questão de tempo até superar esta barreira.

 

Ao mesmo tempo que se olha para esta tecnologia como algo futurista, é preciso recordar que os drones, apesar de algumas diferenças, já são usados, pelos militares, há alguns anos. E com uma grande capacidade de transporte de carga.

Artigos Relacionados

  • WHITE PAPER: SMART CITIES, AS CIDADES DO FUTURO

    As cidades atraem cada vez mais população e é necessário criar as melhores condições para acolher os cidadãos. Saiba mais

  • AS MÁQUINAS, A TECNOLOGIA E A CONVIVÊNCIA COM OS HUMANOS

    Do ponto de vista tecnológico, aguardam-se evoluções com grande impacto no modo de vida a que os humanos estão habituados.Saiba mais

  • A INTERNET DAS COISAS E AS COISAS DA SEGURANÇA

    A Guerra das Estrelas, Espaço 1999, James Bond. São apenas três títulos das décadas de 70/80 onde diversa tecnologia futurista imperava.Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • Iot Place

    IOT PLACE

    Para criar e gerir as suas soluções IoT com simplicidade e rapidez, de forma segura e escalável.​​Saiba mais

  • M2M e IoT

    M2M E IOT

    Oferecemos as soluções do futuro, agora.Saiba mais

  • Conectividade Gerida

    CONECTIVIDADE GERIDA

    Maior facilidade na gestão das suas máquinas.Saiba mais