Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO Empresas - Inovação, Internet, 5G, Fibra, IoT e Cloud

Informação e conhecimento para desenvolver e humanizar o seu negócio. Novidades de tecnologia digital, Internet, 5G, Apps, cibersegurança e muito mais.

Desligar nas férias, principalmente das redes sociais

Desligar nas férias, principalmente das redes sociais

É uma tarefa árdua, já todos sabem. Esquecer o smartphone, o tablet ou computador durante as férias pode ser um passo importante para repor a energia. Desligar o cérebro da tecnologia, do mundo dos emails, da timeline do Facebook, do Instagram, e ficar com mais tempo para ler, passear ou, simplesmente, conversar em família, as férias servem também para aproveitar estes momentos.

 

Quando se está nesta pausa, após um ano intenso de trabalho, desligar é sempre difícil, demora, pelo menos, três ou quatro dias até que o cérebro consiga entrar no modo de descanso. E, quanto mais ligados estamos através das redes sociais, consulta de emails, etc., mais tempo o organismo precisa para começar a adaptar-se ao merecido descanso.

Desligar é uma tarefa difícil, quantas vezes estamos a conseguir e, de repente, atendemos uma chamada.

Não se trata de ser um mau profissional, pelo contrário. Ao desligar, está a recuperar, a preparar o corpo e a mente para um regresso cheio de energia e ideias novas que podem fazer a diferença para a sua empresa. E, quando se pode pensar que só os emails de trabalho são um motivo de stress, há que lembrar o vício provocado pela navegação na linha temporal de redes sociais como o Facebook ou Instagram. São horas perdidas, com o cérebro focado no smartphone, a ver passar um infindável número de posts que podem contribuir para o aumento da fadiga. 

 

Por isso, quando chega o momento das férias, pense sempre naquilo que lhe dá prazer e nunca tem tempo para fazer durante o resto do ano. Seja ler, caminhar ou simplesmente conversar calmamente entre amigos e família. Desligar é uma tarefa difícil, quantas vezes estamos a conseguir e, de repente, atendemos uma chamada. É quase certo que de seguida vamos consultar o email, dar uma vista de olhos "rápida" no Facebook ou Instagram (até porque estas aplicações fazem questão de mostrar aquele número de mensagens por ler). Quando damos conta, passaram 30 ou 40 minutos. 

 

O pior não são os minutos mas sim aquilo que se absorveu durante este período de tempo e que vai estar lá no fundo do cérebro durante o resto do dia a martelar: "Se calhar devia responder ao email de trabalho sobre o tema..." A resposta é simples, não devia.

 

Se fez tudo como devia, delegou para que alguém o substituísse no período de férias. E, por isso, é muito importante manter o trabalho organizado e seguir alguns passos relevantes antes de partir para férias.

 

Antes de ir de férias

1 - Planeie com antecedência a sua ausência - evite marcar coisas relevantes para este período se há coisas que dependem mesmo de si ou se não for possível delegar a função noutra pessoa. Isso vai evitar que lhe liguem durante as férias com dúvidas.

2 - Delegar, delegar, delegar - É difícil, em Portugal estamos sempre muito apegados às nossas funções e "não, nunca ninguém capaz de as fazer como nós". Este é o pensamento errado. Aprender a delegar tem vantagens a diversos níveis. Uma delas é que as emergências acontecem a todos e é preciso estar preparado para elas.

3 - Mensagem out of office - Pode parecer apenas um pequeno gesto burocrático, mas é relevante quando alguém lhe envia um email saber que está ausente (e como tal não terá uma resposta imediata), quem o está a substituir e eventualmente quando irá estar de regresso. Talvez o email com a urgência, afinal, possa esperar pelo seu regresso.

4 - Segurança no escritório - se tem uma microempresa, provavelmente, as suas férias correspondem ao período de férias da empresa como um todo. Hoje em dia é possível manter o espaço devidamente protegido e vigiado com um pequeno investimento. E nem precisa de estar preocupado porque caso algum dos sensores seja ativado, irá ser alertado por email ou SMS.

 

Como vê, tem tudo para poder relaxar e descansar nestas férias. Aproveite para organizar as ideias e olhar com mais atenção para tudo o que está à sua volta. Quando regressar, tudo vai custar menos!

 

Artigos Relacionados

  • Escritório virtual, tornar o mundo num open space

    É preciso assumir que o trabalho é uma atividade e não um posto, que pode ser realizada em qualquer parte graças ao alojamento em cloud.Saiba mais

  • White Paper Colaboração: A mudança silenciosa no posto de trabalho

    Faça já o download deste White Paper e saiba como melhorar a colaboração da sua empresa.Saiba mais

  • Serviços online eliminam processos burocráticos

    A gestão da tesouraria, o factoring e confirming fazem parte de um novo leque de serviços que podem ajudar as pequenas e médias empresas a aliviar a carga burocrática.Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • Meo Smart Home

    MEO SMART HOME

    Olhe pela segurança do seu negócio.Saiba mais

  • Serviços em Fibra

    SERVIÇOS EM FIBRA

    O seu negócio com presença mundial na internet.Saiba mais

  • Soluções Cloud

    SOLUÇÕES CLOUD

    Soluções que facilitam negócios todos os dias.Saiba mais

Pesquisar