Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

Condução autónoma, uma realidade do presente

Condução autónoma, uma realidade do presente

A condução autónoma é uma realidade e apenas aguarda por aprovações e resolução de questões morais e éticas para avançar. As experiências que têm sido realizadas há já alguns anos têm levado a indústria automóvel a incluir partes desta tecnologia nos veículos comercializados.

  

Estacionamento automático, sistemas de deteção de obstáculos e travagem ativa, sensores de proximidade, câmeras 360º, carros que repondem a comandos de voz... é quase impossível listar todas as tecnologias disponíveis nas viaturas comercializadas atualmente sem parecer exaustivo. Mas há construtores que assumem já a dianteira desta tecnologia, como é o caso da Tesla, que poderá mesmo vir a inaugurar uma fábrica em Portugal.

 

Neste vídeo, o condutor serve apenas de passageiro. O percurso está pré-definido e o carro leva-o até ao destino passando por cruzamentos, parando em sinais de trânsito luminosos ou verticais, analisando o trânsito à sua volta. Ficamos sem saber como irá reagir a viatura autónoma perante um agente da autoridade que o manda parar.

Juntando a tecnologia já existente, pode comprar online e enviar o carro para recolher as compras num local específico no supermercado. 

O estacionamento é aquilo que, provavelmente, fascina a maioria dos condutores. O carro deixa o condutor à porta e vai sozinho procurar um lugar para estacionar. Uma "dor" que todos dispensavam no momento de ir ao centro comercial num domingo para fazer compras ou quando se está com pressa para chegar a uma reunião de trabalho.

 

Este sistema pode trazer ainda mais vantagens. Mandar o carro às compras, sozinho. Calma, o carro não iria escolher o esparguete ou a marca de bolachas e chocolate preferidos. Nem andar pelos corredores do supermercado. Mas, juntando a tecnologia já existente, pode comprar online e enviar o carro para recolher as compras num local específico no supermercado.

 

Tudo isto poderá ajudar a obter mais tempo para fazer coisas em família, em vez de ir para as filas do supermercado com os filhos, ao fim de semana, depois de uma semana intensa de trabalho. Ou ter de ficar em casa, à espera da entrega realizada pelo supermercado.

 

Basta recordar que fazer compras desta forma já é possível em alguns dos grandes supermercados. No El Corte Inglés, por exemplo, existe uma zona específica no estacionamento para quem vai recolher as compras realizadas online. Só que alguém tem de ir a conduzir o carro. Como já se percebeu, enviar o carro sozinho do ponto A ao B, é também uma realidade. É juntar os dois, e não precisa de fazer contas!

 

Estes benefícios são dirigidos às pessoas e podem ser explorados por empresas que nada têm a ver com tecnologia. É preciso lembrar também o recente teste realizado com a condução autónoma de um camião de transporte.

 

Basta pensar nas características de um determinado negócio e deixar a imaginação fluir. De que forma posso usar a condução autónoma para melhorar o meu negócio?

Conheça as soluções

“Gestão de Frotas”

GESTÃO DE FROTAS

Máxima eficácia na condução da sua frota e do seu negócio. Saiba mais

“Localização de Ativos”

LOCALIZAÇÃO DE ATIVOS

Maior controlo e segurança. Saiba mais

“Smart Cities”

SMART CITIES

Criar e manter uma cidade inteligente. Saiba mais

“Casa Digital”

CASA DIGITAL

Controle a sua casa local ou remotamente através do tablet ou smartphone. Saiba mais