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Como podem os hotéis beneficiar com a Internet gratuita

Como podem os hotéis beneficiar com a Internet gratuita

“Qual é a password do WiFi?” Esta é a pergunta que praticamente todos os clientes fazem quando chegam à recepção de um hotel (ou se sentam à mesa de um restaurante).

 

Atualmente, nos hotéis, os clientes já nem precisam de pedir porque faz parte dos processos de check in entregar a senha para a Internet.

 

Ter acesso gratuito à Internet, de acordo com diversos estudos levados a cabo por empresas do ramo hoteleiro, é apontada pelos clientes como uma das cortesias (as ameneties) mais desejadas no quarto de hotel.

 

No entanto, nem todos os hotéis sabem como compensar o investimento realizado numa rede robusta, que permita um acesso em massa, pode ter custos elevados e nem sempre é possível aos hotéis fornecer acessos e prestar um serviço de maior qualidade aos seus clientes.

 

Uma rede fraca pode funcionar bem com o hotel vazio mas durante as épocas de maior ocupação, quando o hotel fica mais exposto aos “imprevistos”, há que fazer uma análise. Há uns anos, a avaliação era feita entre ter uma rede que vai funcionar mal, ou não fornecer acesso gratuito à Internet. Depois, mesmo pagando, como ainda sucede em alguns hotéis, o acesso é lento e deixa uma má imagem do serviço prestado.

 

Hoje em dia, os clientes "perdoam" facilmente qualquer falha, mas jamais esquecem que o hotel não tem um acesso decente à Internet.

Ao permitir uma ligação rápida, usando as redes sociais, fica, em poucos segundos, com um cliente satisfeito, aumenta a sua rede de amigos nas redes sociais.

Logo à partida, o benefício de Goodwill é óbvio quando os clientes sentem que vão poder enviar as suas fotos para o Facebook, aceder ao email ou simplesmente poder ver um vídeo no Youtube ou Netflix. Mas tudo isto pesa na infraestrutura de telecomunicações do Hotel.

 

Hoje em dia, ter a rede WiFi fechada ou obrigar a pagar pelo acesso, é algo impensável e nada desejável, se o hotel pretende manter uma boa relação com os seus clientes.

 

Robustez, pode significar maior custo mas também uma oportunidade para tirar partido do investimento. Social WiFi, é o termo que vai estar e maior destaque ao longo de 2017 e que muitos dos responsáveis de marketing já conhecem e desejam utilizar.

 

No meio do entusiasmo, não descure a segurança da rede. Nem todos os clientes usam a Internet apenas para consultar o Facebook. Muitos têm necessidade de se ligar por questões de trabalho e prezam muito a segurança dos seus dados. Por isso, mantenha a sua rede segura, protegida contra ataques maliciosos que possam colocar em causa o hotel ou a informação dos seus clientes.

 

O que é o Social WiFi?

Para começar, é um acesso simples e rápido a uma rede de WiFi. Permitir o acesso à sua rede de WiFi com o login da rede social preferida do seu hóspede, que na maior parte dos casos será o Facebook, ou através de um registo muito simples, feito apenas uma vez, permite deixar o cliente satisfeito e aberto ao passo seguinte. Fazer um gosto nas redes sociais do hotel.

 

Este incentivo, feito após a ligação à rede, é uma ótima medida para fazer crescer as suas redes sociais e aumentar a visibilidade. Além disso, os clientes que costumam viajar, já estão habituados a este sistema usado na maior parte dos aeroportos.

De forma resumida, ao permitir uma ligação rápida, usando as redes sociais, fica, em poucos segundos, com um cliente satisfeito, aumenta a sua rede de amigos nas redes sociais, e fica na posse da dados demográficos, interesses dos clientes, quanto tempo passam online, endereço de email, idade, sexo, apenas para referir alguns. E surge mais uma buzzword já muito ouvida em 2016: Big Data.

 

Dados recolhidos e agora, o que fazer com eles?  

1 – Fazer crescer a rede de amigos nas redes sociais – Atualmente, para qualquer negócio, todos reconhecem o valor de uma rede ampla de amigos no Facebook. E todos os clientes irão, certamente, trocar um gosto na página do hotel em troco de acesso gratuito à Internet.

Depois, é aproveitar esta rede para promover o hotel, eventos especiais, comunicar com os seus clientes.

 

2 – Base de Dados alargada – Com os dados recolhidos pode promover campanhas de marketing mais acertivas bem como desenhar ofertas que vão ao encontro das necessidades dos seus clientes. Mas, recolher dados, é apenas uma parte da estratégia. Ao recolher informação dos seus clientes que se registam na rede, pode usar os dados (seguindo as regras estabelecidas na Lei) para, por exemplo, comunicar produtos do hotel ou de empresas parceiras. 

 

3 – Conhecer os clientes - O que fazem os clientes no meu hotel? Através da análise de dados dos clientes que estão ligados à sua rede, pode fazer uma análise valiosa a diversos níveis e ficar a conhecer a fundo os hóspedes. Perceber quais as zonas que os clientes mais utilizam, e a que horas, quanto tempo permanecem num determinado local (se estiver no verão, a piscina será certamente um local a considerar) e usar esses dados para criar eventos específicos nesses locais. Por exemplo, os seus fornecedores podem realizar ações nos locais mais frequentados, na hora certa, para o público ideal, com tudo o que isso traz de vantagens para o hotel.

 

4 - A partilha nas redes sociais - Os comentários dos clientes são bastante valorizados por quem pesquisa por um hotel na Internet. Por isso, esta pode ser também uma oportunidade para realizar ações através do WiFi que deixam os clientes satisfeitos, com a possibilidade de partilharem a sua satisfação através do Facebook, Tripadvisor ou outra rede.

Uma mensagem personalizada a um cliente que, como se viu, o hotel sabe que está, por exemplo, na piscina, ou no bar, e que sabe costuma beber uma cerveja a determinada hora, a dizer algo do género: "Aproveite agora, peça uma cerveja e receba outra gratuita. Tire uma foto e partilhe a sua alegria com os amigos no Facebook".

 

E, não se esqueça, com este método, sempre dentro das regras, vai também poder identificar e recolher dados de pessoas que apenas estão no hotel para assistr a uma conferência, para jantar ou usar o Spa. Mais uma vez, pode usar os dads para personalizar campanhas e incentivá-los a fazer check-in para um fim-de-semana "especial".

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