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Comece já a preparar o Natal: 4 sugestões para envolver os seus clientes

Comece já a preparar o Natal: 4 sugestões para envolver os seus clientes

A época de Natal está cada vez mais associada ao consumismo, mas continua a ser um tempo de paz e de boa vontade, no qual pode envolver os seus colaboradores, clientes e fornecedores com iniciativas que vão perdurar pelo resto do ano.

  

As ruas já estão decoradas e as lojas preparadas para começar a receber a grande época de compras, onde os consumidores costumam “abrir os cordões à bolsa” e comprar presentes para familiares e amigos. Um estudo de mercado desenvolvido pela Odisseias mostra que este ano cada português vai comprar, em média, 15 presentes, com mais de 40% dos inquiridos a admitir que vai gastar no total entre 100 e 200 euros, enquanto 28% confessam que os gastos ultrapassam esse valor. Apenas 8% definiram um orçamento abaixo dos 50 euros para as compras desta época.

 

As compras online assumem cada vez mais peso e mais de metade dos presentes podem mesmo ser comprados na internet, o que é uma oportunidade a explorar por quem já deu um passo na criação de uma estratégia digital. Dados recentemente partilhados pela ACEPI, a Associação da Economia Digital, indicam que este ano os portugueses vão gastar mais de 4 mil milhões de euros online, embora uma fatia muito significativa deste valor seja investido em lojas internacionais. 

 

Viagens, roupa e acessórios, gadgets como smartphones, tablets, computadores e smartwatches estão no top das preferências de presentes na lista para o Pai Natal, enquanto as meias, caixas de chocolate e cuecas surgem entre as piores ofertas, refere o mesmo estudo realizado junto de uma amostra representativa de mais de 1.200 inquéritos.

 

Provavelmente já começou a pensar em como pode aproveitar este tempo de consumismo, mas também de boa vontade, para pintar o seu negócio com as cores do Natal. A estratégia é diferente para quem tem uma loja aberta ao público e para empresas de serviços ou industriais, mas há algumas ideias que podem ser aplicadas para deixar colaboradores, clientes e fornecedores com um sorriso nos lábios, e com uma boa disposição em relação à sua empresa cujo efeito se estende muito para além do dia 25 de dezembro.

 

1 - Decoração que cria espírito positiva, nos espaços físicos ou virtuais

Não é preciso ser kitsch mas as decorações de natal elegantes e discretas ficam sempre bem em qualquer loja ou escritório. As opções são múltiplas e não vale a pena optar por renas que abanam a cabeça, luzes muito coloridas e música estridente. Aqui o bom senso e o bom gosto devem ser ponderados na escolha, assim como o tipo de frequentadores do espaço, mas deve optar pelo menos por alguns ornamentos alusivos à época. O mesmo se passa nas várias “montras” da empresa online, desde o site às newsletters e redes sociais. A comunicação de Natal é habitualmente muito efusiva, mas vale a pena pensar de que forma pode assinalar a época também nestes espaços virtuais.

 

2 – Promova ações de solidariedade

Uma das opções que pode causar um bom impacto entre os colaboradores mas também entre os clientes e fornecedores é a promoção de ações de solidariedade. Existem muitas instituições que procuram recolher donativos na época de Natal, em dinheiro ou em géneros, e pode associar-se a uma entidade de solidariedade social para fazer uma recolha na sua empresa. Pode também optar por doar uma parte do valor ganho com a venda de produtos e serviços. O que é importante é depois não se esquecer de fazer uma boa campanha de comunicação dos resultados obtidos, mostrando o impacto que essa recolha teve o valor ou produtos que conseguiu recolher e entregar à instituição.

Comece já a preparar o Natal: 4 sugestões para envolver os seus clientes

 

3 – Dê algum (ou muito) do seu tempo

Nem todas as empresas têm programas de voluntariado instituídos, permitindo que os colaboradores usem algum do seu tempo mensal para ações de solidariedade. Mas o mês de dezembro pode ser uma boa altura para concentrar esforços. Procure junto das instituições locais se precisam de ajuda para animar uma festa de Natal junto de populações carenciadas, crianças em idade escolar ou idosos. Pode motivar os seus colaboradores a organizarem um programa e passarem umas horas junto de quem mais precisa, saindo de lá com uma recompensa cheia de sorrisos.

 

4 – Presentes que são desenhados para agradar

Os presentes são sempre bem recebidos, mesmo que sejam pequenas lembranças, e nem é preciso gastar muito dinheiro. Uma boa recordação, com bom gosto, é sempre uma forma de assinalar junto dos colaboradores, clientes e fornecedores que não foram esquecidos numa época tão importante como esta. De forma discreta pode optar por algo que coloquem em cima da secretária, ou tragam sempre consigo, e que transporte o logo da empresa para que o efeito perdure por mais tempo.  

Comece já a preparar o Natal: 4 sugestões para envolver os seus clientes

Agora que já terminou a Black Friday e a Cyber Monday, dedique alguma da sua energia a pensar como pode por a estratégia deste período a rolar. É uma época que vale a pena ser assinalada e que merece também o seu tempo e atenção.