Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

Brexit: A separação do Reino Unido da UE pode afetar o seu negócio?

Brexit: A separação do Reino Unido da UE pode afetar o seu negócio?

Ainda faltam alguns passos para concretizar a saída do Reino Unido da União Europeia, mas tudo indica que a decisão do referendo vai concretizar-se até 2018 e vai ter impacto na economia de vários países e empresas na zona euro.

 

A notícia da decisão da maioria dos britânicos de sair da União Europeia foi amplamente noticiada, e o Brexit passou a ser uma das palavras mais referidas na comunicação social e também nas redes sociais, estando como candidata a Palavra do Ano em Portugal. O referendo gerou uma série de decisões políticas e até a queda do primeiro-ministro, mas a verdade é que ainda ninguém consegue prever o impacto económico da medida, e todas as previsões são meras especulações.

 

Um inquérito realizado pela Oracle revela que, apesar da incerteza gerada, as empresas na região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA) vão continuar a investir e a procurar novas oportunidades de negócio e de crescimento no Reino Unido. “As empresas sabem que não podem esperar por uma clarificação da situação criada em junho, sob pena de perderem competitividade e de não aumentarem as suas quotas de mercado”, esclarece o estudo.

 

O relatório ‘Stepping into the Unknown’ mostra que 41% das empresas inquiridas dizem ter sido apanhadas de surpresa, e que estão a tentar lidar “o melhor possível” com a situação. Quase metade dos inquiridos (46%) afirmaram que o seu planeamento se tornou mais complexo depois do Brexit, e 44% garante ter já desenvolvido planos de contingência, que são regularmente atualizados, para assegurar que as suas empresas se adiantam às eventuais alterações que possam vir a suceder.

 

Os diretores financeiros esperam que, nestas condições, venham a ocorrer mudanças significativas no ambiente concorrencial. 50% acreditam que mais empresas irão ter dificuldades, enquanto 59% esperam que venha a haver mais fusões e aquisições e um maior nível de consolidação.

 

Mesmo assim as empresas sabem que não podem esperar pela clarificação da situação política, que pode acontecer só em 2018, até porque a concorrência pode aumentar. Por isso vão manter investimentos estratégicos naquele que é um dos maiores mercados europeus.

20% dos turistas que visitam Portugal são oriundos do Reino Unido

Quais são as implicações para as PME portuguesas?

Em 2015 as exportações portuguesas de bens e serviços para o Reino Unido ultrapassaram os 7 mil milhões de euros, o que coloca este mercado na quarta posição entre os mais relevantes para o comércio externo, e por isso todos os cuidados são poucos. As áreas mais afetadas com a saída do Reino Unido da União Europeia podem ser mesmo a exportação de bens e o Turismo, não sendo de desprezar também as vendas online, onde o mercado britânico é um dos mais fortes. Mas há mais fatores a considerar, nomeadamente para quem recorria a fornecedores britânicos.

 

A desvalorização cambial da Libra que se deverá agudizar com a saída do Euro pode levar à substituição de fornecedores de bens e serviços para entidades com estruturas de produção diferentes.

 

Numa economia cada vez mais suportada no Turismo, é ainda de considerar a possibilidade da redução do fluxo de turistas oriundos do Reino Unido, que representam cerca de 1/5 dos turistas que visitam Portugal. O efeito será negativo sobretudo nas estadias turísticas e na restauração, em particular em Lisboa, Algarve e Madeira.

 

Os analistas destacam ainda a possibilidade de deslocalização de pessoas, empresas e centros de decisão na sequência do Brexit. Este é um fator de risco mas também de oportunidade, já que Portugal pode atrair este talento e investimento de empresas que decidem não se manter no Reino Unido por receio de bloqueios económicos e de circulação de pessoas.

 

Vale a pena começar já a avaliar quais são os seus interesses e impactos neste mercado, a nível de clientes, exportação de bens e serviços mas também de fornecedores,  para se preparar para esta nova realidade.

Conheça as soluções

“Restaurantes e Cafés”

RESTAURANTES E CAFÉS

Simplifique a gestão e faturação do seu estabelecimento. Saiba mais

“Retalho”

RETALHO

Soluções para vender e vencer. Saiba mais

“Turismo”

TURISMO

Adapte–se aos novos turistas. Saiba mais

“Hotspot Meo Wifi”

HOTSPOT MEO WIFI

Quer diferenciar o seu espaço? Dê internet aos seus clientes. Saiba mais