Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO Empresas - Inovação, Internet, 5G, Fibra, IoT e Cloud

Informação e conhecimento para desenvolver e humanizar o seu negócio. Novidades de tecnologia digital, Internet, 5G, Apps, cibersegurança e muito mais.

A inteligência artificial pode tomar conta do seu negócio

A inteligência artificial pode tomar conta do seu negócio

As tecnologias de machine learning, automação e robótica já são largamente utilizadas por muitas empresas e podem trazer uma transformação significativa em negócios em vários sectores.

 

Filmes como o 2001 Odisseia no Espaço, realizado por Stanley Kubrick e baseado nos romances de Arthur C. Clarke, popularizaram a ideia de que os sistemas de inteligência artificial poderiam tomar conta de muitas das tarefas repetitivas executadas pelos humanos. O computador HAL é um elemento essencial na missão, mas rapidamente se torna um obstáculo, que os astronautas têm de ultrapassar.

 

O filme é um dos percursores nesta área mas a história materializa muitos os receios que são espelhados na literatura e no cinema: em algum ponto o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial vão resultar nas máquinas a desenvolverem emoções e a assumirem a supremacia, escravizando o Homem.

 

A tecnologia já evolui muito desde 1968, quando o filme 2001 Odisseia no Espaço estreou nos cinemas, e atualmente as tecnologias de machine learning, automação de tarefas e robótica já são usadas de forma alargada por muitas empresas, reduzindo tarefas repetitivas, melhorando processos e fazendo a gestão e análise de dados de forma mais rápida e fiável do que seria possível utilizando apenas a capacidade humana.


A inteligência artificial ainda está a dar os primeiros passos, evoluindo nas ferramentas cognitivas e na analítica para garantir uma abrangência que vai para além da automação de processos e da criação de bots mais ou menos inteligentes para responder a questões frequentes.


Com a evolução exponencial dos dados, recolhidos de múltiplas fontes, entre as quais os sistemas das empresas, as redes sociais e o “exército” da Internet das Coisas, as organizações podem gerir todo o negócio com mais informação, antecipando tendências ou problemas e agindo mais rapidamente. E a capacidade de transformar dados em informação e conhecimento é uma das vantagens competitivas para as empresas.


Um estudo da Narrative Science indica que 62% das empresas vão usar inteligência artificial até 2018, e que 38% já o fazem atualmente, com benefícios em várias áreas do seu negócio, da automação de tarefas a previsão de atividade relacionada com máquinas, clientes e a saúde do negócio.

post 8 gráfico.png

A capacidade de aprender, e de fazer análises e cálculos de forma muito rápida, está a tornar os sistemas de inteligência artificial imbatíveis em áreas como a indústria, os sistemas financeiros e a saúde, sendo aplicada em tarefas tão diferentes como identificar fraudes ou analisar informação médica.


A Deloitte coloca a inteligência artificial na lista das principais tecnologias com potencial para revolucionar o mundo empresarial entre os próximos 18 a 24 meses, a par do dark analytics e Internet das Coisas. E o Tech Trends 2017 mostra claramente que está no radar dos CIOs, devendo gerar investimentos de 31,3 mil milhões de dólares em 2019.

 

Segundo a consultora, a inteligência artificial e a aprendizagem automática (machine learning) não se limitam a proporcionar novas visões e recomendações de negócio. Estas tecnologias têm o potencial para automatizar tarefas complexas e críticas para o sucesso das empresas, quer por via de práticas de analítica cognitiva e preditiva, quer pela adoção de bots e processos de robótica.

 

À medida que a tecnologia evolui torna-se também mais “produtizada” e o custo torna-se mais baixo, permitindo a utilização por parte de empresas de menor dimensão e com menor capacidade de investimento, muitas vezes também com a ajuda da Cloud.


As assistentes virtuais e os bots são uma das faces mais visíveis desta revolução, massificando o uso de inteligência na resposta a problemas ainda simples e a questões dos consumidores, mas iniciativas como o Watson da IBM mostram que rapidamente a realidade se tornará cada vez mais parecida com os guiões da literatura e do cinema, preferencialmente apenas com o lado bom.

Artigos Relacionados

  • GARANTA UM PROJETO DE IOT COM SUCESSO

    Cada vez mais empresas olham para a Internet of Things (IoT) com redobrada atenção. Tal não é de estranhar numa altura em que diariamente surgem exemplos de novos serviços baseados em IoTSaiba mais

  • A INTERNET DAS COISAS E AS COISAS DA SEGURANÇA

    Se, há cerca de 20 anos, alguém pensasse que seria possível roubar a password de email através de um telefone móvel, apenas pela proximidade, provavelmente seria considerado louco e internado.Saiba mais

  • WHITE PAPER: SMART CITIES, AS CIDADES DO FUTURO

    As cidades atraem cada vez mais população e é necessário criar as melhores condições para acolher os cidadãos, oferecendo condições para uma vida melhor mas garantindo a sustentabilidade dos recursos e a atração das empresas.Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • Soluções Cloud

    SOLUÇÕES CLOUD

    Soluções que facilitam negócios todos os dias.Saiba mais

  • M2M e IoT

    M2M E IOT

    Oferecemos as soluções do futuro, agora.Saiba mais

  • Security Operation Center

    SECURITY OPERATION CENTER

    Garanta a segurança da sua infraestrutura.Saiba mais

 

Pesquisar