Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

9 ferramentas que renovam a capacidade de colaboração na sua empresa

9 ferramentas que renovam a capacidade de colaboração na sua empresa

A Internet está recheada de serviços, plataformas e aplicação gratuitas, ou de baixo custo, que ajudam particulares e empresas a realizar tarefas nas mais diversas áreas. Se tem uma empresa, ou está a lançar o seu negócio, pode valer a pena explorar esse universo de ferramentas. São feitas à medida de quem tem um orçamento limitado, pouco tempo para dominar novos programas de software e muita vontade de impressionar potenciais clientes.

 

Estes serviços não terão todas as respostas, em todos os momentos da vida de uma organização, mas na fase de arranque de um projeto podem revelar-se úteis para assegurar um conjunto de condições básicas para dar ritmo ao seu negócio.

 

Nessa busca, vale a pena procurar soluções alojadas na cloud, que lhe permitam ter acesso à informação a partir de qualquer lugar e em vários dispositivos, já que a mobilidade será muito provavelmente um elemento importante para o seu negócio.

 

As opções gratuitas são sem dúvida as mais interessantes, mas procure garantias de segurança nas opções que fizer e faça escolhas conscientes, relativamente aquilo que aceita partilhar online de forma aberta e visível para outros utilizadores.

 

Conselhos dados, deixamos  uma lista de ferramentas úteis para um empreendedor com vontade de conquistar o mundo dos negócios, fazendo uma gestão inteligente dos recursos à sua disposição.

 

1 - Conspire – Chegue aos contactos que não tem

A lógica do Conspire é simples: se ceder o seu endereço de email e autorizar o acesso à lista de contactos também passa a ter acesso aos contributos que outros aceitaram partilhar, uma ajuda que pode ser útil para quem está a explorar novos mercados e quer chegar aos interlocutores certos. Há uma limitação, por enquanto. Só funciona com endereços do Gmail.

 

2 - Disco Virtual 360 – Armazene e partilhe documentos

Serve para armazenar e partilhar documentos e ficheiros na nuvem, que podem ser vistos e alterados por diferentes utilizadores, consoante as permissão definidas por quem gere os documentos, que ficam guardados num repositório central. A oferta é da PT Empresas e está disponível com um espaço mínimo de 50 GB para armazenamento, a partir de €50 ano/ €5 mês.  

 

3 – Site instantâneo – crie o seu próprio site

São vários os serviços que permitem criar um website sem precisar de saber nada de programação. A ferramenta Site Instantâneo da PT Empresas oferece a maior flexibilidade e consegue ultrapassar algumas limitações dos serviços que são gratuitos, disponibilizando um leque variado de templates que pode adaptar e juntando email e domínio personalizado. Os preços partem dos 6 euros mensais.

 

4 - Prezi – Apresentações de encher o olho

O Prezi é uma alternativa a ferramentas como o PowerPoint do Microsoft Office, generoso no leque de recursos e fácil de utilizar. As apresentações criadas são guardadas na cloud e ficam acessíveis a qualquer utilizador, na versão gratuita, ou numa conta reservada, para quem subscreve o serviço (a partir de €5/mês). O Prezi tem versões para PC e dispositivos móveis.

 

5 - HiveFlux – Gerir tarefas em tempo real

É um instrumento para gerir cargas de trabalho diárias e auxiliar equipas e responsáveis de projeto a distribuir tarefas e controlar progressos. Pode ser especialmente interessante em agências criativas ou consultoria. Tem uma versão gratuita, que suporta dois projetos com dados até 1GB. As versões mais completas têm preços a partir de €15/mês.  

 

6 - Skype – Videoconferência a custo zero

O serviço da Microsoft é uma referência nas comunicações de voz e vídeo pela Internet. Na componente gratuita permite manter uma reunião com quem está do outro lado do mundo, enquanto troca ficheiros com esse interlocutor. Com o Skype, as comunicações para números telefónicos também são possíveis, mas têm custos. 

 

7 - InvoiceExpress – Faturar sem complicações

Alojado na cloud, o InvoiceExpress não obriga à instalação de software. Tem um design intuitivo e uma combinação de ferramentas fáceis de usar por um leigo. Permite fazer faturas, guias de transporte e orçamentos. Usa gráficos para mostrar a evolução da atividade. Os planos de subscrição começam nos €5/mês, com um conjunto mínimo de funcionalidades.

 

8 - Unbabel – Tradução low cost

Se a sua startup tem ambição global, pelo caminho vai deparar-se com a necessidade de comunicar em várias línguas. A Unbabel criou um serviço online que mistura tecnologia e conhecimento humano para responder a esse tipo de necessidade mais depressa e com custos mais reduzidos.  Preços a partir de €0,03 por palavra.

 

9 - Serviço de email da PT Empresas - Email na cloud

O email é um instrumento básico de comunicação em qualquer empresa. Na oferta da PT Empresas encontra uma solução cloud, que permite a gestão online de recursos e a criação de endereços com domínio próprio, à medida das necessidades de cada organização.