Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

7 conselhos para "desligar" nas férias

7 conselhos para "desligar" nas férias

 

Quando se fala de verão, a cabeça começa de imediato a pensar em praia, descanso, roupa mais leve, uma bebida bem fresca saboreada a olhar o mar. As costas deitadas na toalha quente sobre uma areia macia... O som dos alertas do telemóvel! E tudo isto se desvanece.

 

O descanso é essencial para "limpar" a cabeça e permitir que todos façam uma espécie de "reboot" ao sistema. Só depois do descanso é possível voltar a encarar o próximo ano de trabalho.

 

No entanto, a tecnologia, que ajuda nas tarefas de trabalho diária, se mal usada, também pode levar a que muitos abafem o descanso durante o período de férias. Por isso, é crucial saber desligar e deixar a tecnologia fazer alguma parte do trabalho neste período mais quente.

 

Além dos que estão constantemente atentos ao Facebook (ou nos últimos tempos a caçar Pokémons), o email acaba por ser o cordão umbilical com o trabalho. Ler e responder a emails é uma das situações mais frequentes nas férias.

 

Por isso, numa empresa, é crucial adoptar uma solução de email que permita uma gestão facilitada, tenha espaço suficiente para os emails que recebe e não lhe lance um alerta de pânico a dizer que a caixa está cheia, que a password vai expirar e que, por isso, todos os emails irão ser devolvidos ao remetente.

 

Porque, como a maioria sabe, estas situações sucedem sempre que vamos de férias. E, por muito que se tente desligar, lá está aquele pequeno espaço do cérebro a pensar: "vou perder um email importante". Mais do que suficiente para lhe dar noites infernais e impedir que adormeça naquela esperguiçadeira na qual pensou o ano todo.

Quando vai de férias, pense que quem o acompanha gosta da sua companhia. Se passar o tempo todo ao telefone, ou a responder a emails, nada será diferente de um dia de trabalho. 

Sim, muitas vezes idealizamos trabalhar à beira mar, mas isso é um escape. Nas férias, a regra é desligar. O telefone à mesa, só mesmo para fazer umas selfies divertidas em família.

 

O ideal seria dizer, deixe o telemóvel em casa. Mas isso, já se sabe, é impossível. Por isso, aqui ficam algumas dicas para o ajudar a desligar do trabalho durante as férias:

 

1 - Deixe as tarefas realizadas e bem planeadas - As férias aproximam-se, a cabeça já não pensa em mais nada e, mesmo no período de trabalho, naqueles últimos dias antes das férias, é quase impossível abdicar de ir ao Google pesquisar sobre o destino, ler críticas e conselhos, saber qual a melhor esplanada para beber uma cerveja ridiculamente gelada ao final da tarde. Quase todos fazem isto, mas resista à tentação e esforce-se para deixar todo o seu trabalho feito. Desta forma não haverá desculpa para lhe ligarem ou importunarem durante as férias por uma pequena tarefa que deixou por fazer.

 

2 - Delegar trabalho, ir de férias não significa que vai perder o seu posto de trabalho - este conselho vale para todos, empregados, diretores e até donos de empresas. Saber delegar trabalho é muito importante em qualquer função. Ninguém é insubstituível e quando alguém falha, o trabalho precisa de ser feito. Por isso, antes de ir de férias, e garantir o conselho 1, delegue o que ficar por fazer. Atenção, isto não significa "empurrar" o trabalho todo para o colega do lado!

 

3 - Avise colegas, clientes, diretores, subordinados - Convém avisar toda a sua cadeia de trabalho que vai estar a gozar um merecido período de férias. Deixe tudo organizado e o alerta de contacto, por telefone, email, pombo correio, apenas em situações de emergência. De preferência, deixe claro que estará com acesso ao email (evite estar contactável por telefone a toda a hora, porque será certo que não vai parar de tocar), mas apenas irá dar resposta a temas verdadeiramente urgentes.

 

4 - Consulte o email, mas de forma controlada - Se estava à espera que dissesse para não ler emails, esqueça. É quase impossível e acaba por ser pior ficar a imaginar o que se está a passar na sua caixa de correio do que ir lá uma vez por dia perceber a realidade. Faça esta consulta fora das horas de expediente da sua empresa e apenas abra e responda aos emails verdadeiramente urgentes. Se tem lá um email "não urgente" é porque o remetente ignorou o seu pedido do conselho 3. Se responder a um email nas horas de expediente, o mais certo será passar o resto do dia a trocar emails sobre o tema e, de certeza, a fazer uns quantos telefonemas que lhe vão dar cabo do descanso.

 

5 - Quando se senta à mesa, deixe o telefone no bolso - Hoje em dia, em qualquer lado, é comum ver famílias inteiras à mesa de refeições, cada um a olhar para o seu telefone. Sem comunicarem, quase nunca se olham nos olhos. Deve evitar isto, sempre, mas se ainda não o faz, aproveite as férias para testar uma nova realidade em família. Se começar a consultar os emails enquanto espera pelas ameijoas à bulhão pato, vai ter a tentação de responder a emails. Afinal, não tem mais nada para fazer, certo? Errado. Tem a família ansiosa para conversar consigo. Não se preocupe, uma boa solução de email assegura que tudo estará lá quando for fazer a consulta diária de emails referida no conselho 4.

 

6 - Descansar é mais do que ficar deitado - Planeie algumas atividades ao ar livre, visitas culturais em família. Estar de férias, descansar, é mais do que ficar deitado. Se precisa de uma cura de sono, a medicina tem soluções para isso. Um dia bem passado e ocupado ajuda a fazer esquecer o trabalho. Aproveite as horas de maior calor para fazer uma visita a um local mais fresco. Além disso, o exercício que faz nestes períodos é saudável para o corpo. A atividade extra ajuda a ter um sono mais descansado!

 

7 - Dê atenção a quem vai consigo de férias - Pode parecer um conselho estranho mas, de vez em quando, tente perceber se quem está consigo [mulher(marido), filhos, namorada(o)] já lhe fez algum reparo sobre estar a exagerar na ligação ao trabalho durante as férias. Pense que, se calhar, são eles quem tem razão e sentem a sua falta.

 

Agora que já criou a sua mensagem de "out of office", deixou tudo organizado, está pronto para ir de férias. Não se esqueça, se for de carro, também aqui convém planear um pouco. Evite os grandes fluxos de trânsito e, principalmente no regresso, tente fazer a viagem com tempo para descansar um dia, arrumar as coisas, antes de regressar ao trabalho.

Todos querem aproveitar as férias até ao último dia, mas quem define o último dia de férias?

Conheça as soluções

O Email que o ajuda nas férias

Email

O Email que o ajuda nas férias. Saiba mais

Vá de férias descansado, com o seu email 100% protegido.

Segurança de Email

Vá de férias descansado, com o seu email 100% protegido.Saiba mais

Viaje e continue a navegar

Roaming

Viaje e continue a navegar.Saiba mais

 

2 comentários

Comentar post