Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog PT Empresas

Conheça e inspire-se para melhorar o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas e conheça histórias de sucesso.

5 gadgets para levar de férias e (tentar) desligar-se do trabalho

5 gadgets para levar de férias e (tentar) desligar-se do trabalho

Com o ritmo acelerado dos negócios, é quase impossível a qualquer profissional desligar-se totalmente do trabalho. Mas já que é preciso estar atento aos emails, telefonemas e outro tipo de solicitações, pelo menos há que fazê-lo com estilo. E para isso há gadgets que não pode dispensar.

 

De férias ou de fim de semana, o smartphone é sempre um aliado precioso para consultar mensagens, aceder a documentos partilhados ou responder de forma rápida a solicitações por telefone ou por aplicações de mensagens instantâneas. Os terminais atuais conjugam uma série de funções de produtividade e de lazer, e as redes de comunicação tornaram-se omnipresentes, mantendo a conetividade a toda a prova no território nacional, assim como em grande parte dos habituais destinos de férias.

 

Estas duas condições somadas colaboram para que a expectativa seja de que os gestores de empresas, ou responsáveis por grupo de trabalho e projetos, estejam sempre disponíveis, respondendo de forma quase imediata aos clientes, fornecedores ou mesmo a colegas de trabalho que precisam de orientações ou colaboração em algum caso específico. Estar “offline” é um luxo a que poucos profissionais se podem dar atualmente e tudo indica que esta é uma tendência que se vai agravar, embora em países como a França já se fale no “direito ao desligamento”, com a reserva de períodos de lazer e horários fora do período laboral.

Poderíamos acrescentar vários outros gadgets à lista, mas a contenção tem também de ser imposta em período de férias, e estes são mesmo os essenciais. 

Seja ou não por opção, se tem de se manter ligado é bom que recorra aos melhores gadgets para responder de forma mais eficiente às solicitações, poupando assim tempo para outras atividades mais agradáveis. Temos por isso 5 sugestões para colocar na mala de férias.

 

post 4 - imagem 1.png

Smartphone

Este é um gadget que é cada vez mais difícil deixar de fora. Nem que seja só para fazer e receber chamadas, o telemóvel é obrigatório. E vale a pena pensar num equipamento que já tenha capacidade de memória e armazenamento para instalar todas as aplicações que lhe permitem ser mais produtivo, aceder a documentos na cloud e executar as tarefas de forma mais rápida. Seja em Android, iOS ou Windows, há várias soluções no mercado e alguns topo de gama já trazem opções que permitem transformar o telemóvel num mini computador, como o Samsung S8 com o Dex ou o HP Elite X3.

post 4 - imagem 2.png

Portátil ou computador híbrido

Quanto mais pequeno e leve, melhor, mas sem perder capacidade de processamento. Os ultraportáteis ou híbridos, que são na prática tablets com teclados destacáveis, quase não pesam na bagagem e garantem toda a capacidade de processamento para as tarefas mais complexas que não puder, ou não quiser, fazer no smartphone. E têm a grande vantagem de ter um teclado completo que torna a resposta a emails e trabalho em documentos complexos muito mais fácil.

 

post 4 - imagem 3.png

Smartwatch

À semelhança do que fazia o herói Dick Tracy, os smartwatches permitem que veja discretamente quem está a ligar, e receba as mensagens e emails no ecrã de pulso, sem ter de ligar o telemóvel. E isso pode ser muito útil na praia ou em atividades mais radicais. O smartphone fica guardado na mochila e em alguns modelos com altifalante e som até pode falar diretamente através do relógio. Mas tome atenção à privacidade.

post 4 - imagem 4.png

Hotspot 4G

Sem uma boa ligação à internet nada se faz. E muitas vezes a ligação no telemóvel não é suficiente, sobretudo se tiver de ser partilhada com vários dispositivos e com outros membros da família. Por isso vale a pena colocar na bagagem um Hotspot 4G que permita ligar vários equipamentos através de Wi-Fi, com um pacote de dados ilimitado, ou pelo menos generoso. Vai ser bem vindo para o trabalho mas também para situações de lazer, sobretudo se quiser acompanhar algumas séries ou filmes nos tempos livres.

post 4 - imagem 5.png

Carregador extra

Os carregadores, ou powerbanks, já se tornaram obrigatórios porque as baterias não chegam para tudo e nem sempre há tomadas elétricas à mão para recuperar a energia necessária. Vale a pena investir num powerbank com maior capacidade e há alguns que permitem recarregar vários equipamentos em simultâneo. Se tem nos seus planos fazer atividades radicais vale a pena considerar um modelo de carregamento solar.

 

Poderíamos acrescentar vários outros gadgets à lista, mas a contenção tem também de ser imposta em período de férias, e estes são mesmo os essenciais. Para terminar, deixamos uma última nota: mesmo que não queira (ou não possa) desligar-se totalmente, vale a pena estabelecer algumas regras para não estar sempre “pendurado” ao telefone ou ao computador e poder aproveitar algum tempo livre. Defina um horário para resolver problemas do escritório e limite as mensagens e chamadas extra ao que é realmente urgente. E isso também vai precisar de uma definição, que pode passar pela criação de um código de cores, à semelhança do que é aplicado pela Proteção Civil.

Artigos Relacionados

  • GALAXY S8 ABRE AS PORTAS AO INFINITO E APOSTA NA SEGURANÇA

    O novo Galaxy S8, da Samsung, chega ao mercado com uma aposta clara da marca sul coreana na inovação ao nível do design, com o seu écran infinity.Saiba mais

  • 7 CONSELHOS PARA "DESLIGAR" NAS FÉRIAS

    Quando se fala de verão, a cabeça começa de imediato a pensar em praia, descanso, roupa mais leve, uma bebida bem fresca saboreada a olhar o mar.Saiba mais

  • PROGRAMAR UM BOT PARA CONVERSAR COM OS CLIENTES

    A Gartner recomenda que as empresas apliquem uma visão estratégica a cinco anos de forma a conjugar a integração da Inteligência Artificial com as competências humanas.Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • PC

    PC

    Mantenha-se ligado ao seu negócio. Com opção de compra a prestações.Saiba mais

  • Pens

    PENS

    Para aceder à internet com total mobilidade. A instalação é simples e imediata.​Saiba mais

  • Email

    EMAIL

    Correio eletrónico profissional para uma melhor comunicação e colaboração.Saiba mais